Cidades da Antiguidade

Páginas: 23 (5633 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Cidades da Antiguidade


Professora: Denise Vogel


Aluna: Luciana de Souza Bastos







Índice

1. Introdução
1.1. História das Cidades
1.2. Objetivos e justificativas
2. Diagnóstico da situação Urbna
2.1. Cidade de Pompéia
2.1.1. Principais características
2.1.2. Aspectos estruturais,funcionaise simbólicos
2.1.3. Análise associativa com a atualidade
2.2.Cidade de Agrigento
2.2.1. Principais características
2.2.2. Aspectos estruturais,funcionaise simbólicos
2.2.3. Análise associativa com a atualidade
3. Visão conclusive da identidade dos casos
4. Bibliografia










Cidades da antiguidade:
Aspectos estruturais, Funcionais e Simbólicos e sua associaçao com a atualidade.


1. Introdução

1.1. História das Cidades

Asprimeiras cidades que se conhece foram erguidas em, aproximadamente, 4000 a.C. nas proximidades do Rio Eufrates, na Mesopotânea, para aproveitar as terras férteis que rodeava, assim, plantavam de tempos em tempos, pois as civilizações eram seminômades. O objetivo da criação das cidades era para ter o poder firmado nas mãos de uma só pessoa e para isso construiram edificações rodeadas por muralhascom a finalidade de cercar seu território e ter a cidade controlada pelo Rei. Esse demostrava seu grande domínio em pirâmides, palácios, templos e outras construções.
Um dos principais resultados do surgimento das cidades foi o desenvolvimento da escrita por volta de 4000 a.C. e isso se deu pela necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos arrecadados pelos servidoresdo Rei. Com a escrita o ser humano criou também uma forma de registrar suas idéias e de se comunicar a distancia, tanto no tempo quanto no espaço.
O aparecimento e proliferação das cidades pelo mundo antigo teve relação não apenas com as inovações técnicas que permitiram a agricultura e a formação de excedentes alimentares capazes de alimentar uma ampla camada de não produtos diretos, comdestaque, para a irrigação em larga escala, mas com mudanças culturais e politicas profundas, mudanças de ordem social em geral, surgindo as grandes cidades.
As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passava a constituir cidades mais complexas, como Roma e Atenas, por exemplo. A grande maioria das cidades antigas eramcercadas por muralhas. As muralhas de pequenas cidades eram geralmente feitas de madeira, enquanto as grandes cidades suas muralhas eram feitas de pedra, mármore e cimento.
Vi-se, portantanto, que as principais cidades são exatamente aquelas que tem um papel importante, que são os centros do poder, pois passaram a trabalhar em ocupação mais especializada na cidade, onde o comércio, o estoquede produção agrícola e o poder foram centralizados . Sociedades que vivem em cidades são frequentemente chamadas de civilizações.
Os habitantes das cidades tinham o Rei como autoridade divina, que representava os deuses na terra e este habitavam num palácio juntamente com seus descendentes e serviçais ao lado do templo de adoração aos deuses. Também tinha controle sobre os celeiros da região queestocava grande quantidade de alimento e permitia que seus serviçais dividissem entre a populacão em tempo de seca para aumentar o prestígio e poder .
O Rei ordenava que lhe fosse pago certa quantia relacionada a impostos, impunha leis que lhe eram cômodas, faziam com que o povo trabalhasse como forma de servidão e ao mes,mo tempo protegia o povo das invasões externas que por ventura poderiamacontecer. Ao Rei também cabia a descisão da Guerra como forma de dominar e destruir outras cidades e matar aqueles que iam contra sua vantade.
Em torno de 2000 a.C., as primeiras cidades começaram a desenvolver-se em torno do Rio Nilo e na China. Tais cidades eram significamente maiores que as vilas neolíticas. Estas cidades também dispunham de estruturas mais complexas inexistentes nessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidades da Antiguidade
  • A cidade da antiguidade clássica
  • Cidades-estado na antiguidade clássica
  • CIDADES ESTADO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
  • cidades Estado na antiguidade classica
  • Cidades na antiguidade e idade medieval
  • CIDADES-ESTADO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
  • Cidades-estado na antiguidade clássica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!