cidade

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013

CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
MÓDULO: FUNDAMENTOS DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
EQUIPE:



DOCENTE: PATRÍCIA BENIGNO


VISITA TÉCNICA:
EMPRESA: TERMINAL MARÍTIMO INÁCIO BARBOSA (PORTO DE SERGIPE)

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL;
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SCM);
LOGÍSTICA REVERSA;
PROCESSOS;
SISTEMA DE INFORMAÇÕES E OUTROS.


“CADA VIAGEM É O DESPERTAR DE NOVOS CONHECIMENTOS”.Introdução
Visita técnica ao Porto de Sergipe, realizada dia 28/09/2013.
Feita sob a supervisão de:
Valdemar: Supervisor de Transporte Terrestre
Palestrantes:
Edna: falta o cargo**
Sidney: Fiscal de logística
Lucas: Técnico em logística
Silas: Técnico ambientalista

A visita técnica foi de suma importância para nós, porque podemos ver na prática tudo o que aprendemos na teoria, quetudo se aplica, que a prática requer organização e muita responsabilidade.
Foi possível perceber em sua estrutura que a área se compõe basicamente em 2 modalidades: transporte marítimo e o transporte terrestre, ambos comandados pela Petrobrás
Tendo em vista como objetivo principal, a atuação do processo logístico em sua prática, dessa forma foi exposta toda a sua estrutura organizacional e seuscomponentes que fazem com que de fato a logística funcione naquele local.
Pudemos perceber também que a cadeia de suprimentos (SCM) se caracteriza na extração de petróleo, e o abastecimento de diversos materiais das plataformas e sondas são feitos através da demanda, e todos esses materiais seja na entrega ou na coleta, são estrategicamente embalados unitizados.
A Petrobrás não tem um projetopróprio para a reciclagem de insumos, mas existe dentro da Petrobras uma empresa terceirizada(ICF) responsável pela coleta desse material descartado, para que tenham um destino final para a reciclagem, dentro das normas exigidas para sua reutilização.
O processo de logística exercida no Porto de Sergipe se define basicamente em 2 etapas de processo: entrega e coleta ou coleta e entrega.
Para darsuporte a todo esse processo, a Petrobrás possui um sistema de informação próprio que fornece todas as informações necessárias para cada setor, resultando em um bom funcionamento entre o administrativo e o operacional.
Mesmo com todas essas ferramentas disponíveis, alguns problemas são visíveis, a falta de organização de alguns setores e a falha de comunicação no operacional implica no atraso deentrega das cargas.
Em toda empresa existe um plano de ação, mas se faz necessário que cada um exerça sua função com agilidade, organização e responsabilidade, para que se tem tenha um retorno positivo.


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Terminal Marítimo Inácio Barbosa ou mais popularmente conhecido como Porto de Sergipe(TMIB) está localizado no município de Barra dos Coqueiros, povoado Jatobá, emSergipe
.
O Porto opera movimentações de cargas gerais como madeira, coque, ureia, trigo, fertilizante e sucos naturais.
Transporte Marítimo (Píer)
Terminal off-Shore
Cais
Rebocadores de grande e pequeno porte
Guindaste portuário
Balança rodoviária
Administrativo
Transporte Terrestre
Poeirão- Material de Desembarque
Área de tubos
Triagem
Armazenagem
Sondas
Apoio
Área das EslingasGalpão-Material de Embarque
Administrativo




GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Pudemos perceber que os transportes Marítimo e Terrestre estão diretamente ligados.
Um supre a necessidade do outro, que juntos suprem a necessidade das plataformas e Sondas, dando-lhes condições de funcionamento contínuo, tanto na coleta como na entrega de materiais, em constante movimento.
Para que aextração do petróleo aconteça, se faz necessário a utilização de materiais, conforme a sua necessidade; Para que esses materiais cheguem até as plataformas ou Sondas é preciso gerar um pedido formal, a RT (requisição de transporte). A partir disso inicia a operação (entrega, coleta e armazenagem)

Logística Reversa

Como anteriormente citado a Petrobrás trabalha com uma empresa terceirizada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Minha cidade
  • Cidade
  • O que é cidade
  • a cidade
  • A Cidades
  • o que é cidade
  • As cidades
  • cidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!