Cidade Antiga

Páginas: 15 (3720 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013

SEGUNDO LIVRO

I - A FAMÍLIA

A família era um grupo de pessoas que a religião permitia invocar os mesmos manes e oferecer o banquete fúnebre aos mesmos antepassados.Toda manhã, a família se unia para praticar os cultos ao fogo sagrado, pois tinha o dever de cultuá-lo e protegê-lo, o fogo era de estrema importância, tanto que a família Grega era chamada de epístion que significava aquiloque está junto ao fogo.
O princípio da família antiga não esta apenas na geração, pois dentro de uma família a irmã não tem os mesmos direitos dos irmãos ou do filho emancipado e a filha casada deixava de fazer parte da família do pai. As leis gregas e romanas não levavam em conta os sentimentos.
“Sem dúvida, não foi a religião que criou a família, mas foi seguramente esta que fixou suasregras e como resultado o ter a família antiga recebido uma constituição muito diferente do que teria tido se tivesse sido baseada nos sentimentos naturais apenas”. (p. 46)


II – CASAMENTO

O casamento foi a primeira instituição doméstica. Quando a filha é criança ela adora os deuses do pai a partir do momento que ela se casa, a mesma deixa de lado os deuses da infância, e passa a adorar osdeuses do marido, pois uma pessoa não pode adorar dois lares.
A cerimônia de casamento era realizada em três partes: primeiro na casa do pai, enghyesis o pai na presença do pretendente e da família dava a declaração desligando a filha do lar paterno. A segunda parte era a passagem de um lar para o outro pompé. A jovem era levada até a casa do marido pelo mesmo ou por sacerdotes chamados arautosela seguia de carro com o rosto coberto por um véu e com uma coroa na cabeça depois disso havia toda uma preparação. Na terceira parte era no lar do marido télos, a esposa era apresentada ao fogo sagrado da casa do marido, era aspergida com água lustral e tocava o fogo sagrado, depois os esposos comiam um pedaço de pão e algumas frutas daí então se concretizava o casamento.
A religião domésticanão admitia a poligamia, e o divórcio era quase impossível de acontecer, pois a união também era quase indissolúvel, mas caso a dissolução ocorresse esta era através de uma cerimônia religiosa onde a mulher renunciava os deuses do marido na presença de um sacerdote e de testemunhas.


III – DA CONTINUIDADE DA FAMILIA. CELIBATO PROIBIDO. DIVÓRCIO EM CASO DE ESTERILIDADE. DESIGUALDADE ENTRE OFILHO E A FILHA.

A preocupação dos povos antigos era que a família nunca se extinguisse, sempre teria que nascer um homem pra fazer os banquetes fúnebres aos mortos, evitando assim o fim da família. “O grande interesse da vida humana está em continuar a descendência para com esta se continuar o culto”. (p.54)
O celibato era proibido, pois os jovens colocavam em risco a felicidade dos manes, poisse não tivessem filhos ele não receberia nenhum culto depois da morte, então seria para ele e para os antepassados uma espécie de maldição, com isso os jovens eram obrigados a se casarem, pois existia uma lei. O celibato era tão sério que quando deixou de ser proibido por lei ele passou a ser proibido através dos costumes.
O filho bastardo não podia fazer parte do culto e nem receber herança,apenas os filhos legítimos, pois o casamento não tinha por fim o prazer, a afinidade de dois seres e sim a perpetuação da família com seres do mesmo culto doméstico, fazendo nascer um terceiro apto a continuar a família.
Tendo esta finalidade o casamento poderia acabar em caso de esterilidade, tornando o divórcio um direito até mesmo uma obrigação. No caso da esterilidade do marido, um irmão ouum parente do marido deveria substituí-lo, e a mulher era obrigada a se deitar com ele e a criança nascida deste ato era considerada do marido e continuaria o culto se fosse homem. Quando a mulher era viúva e não tivesse filho do marido ela se casava com um parente mais próximo do marido, e a criança era considerada do defunto.
A filha não poderia continuar o culto, pois quando se casasse ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidade antiga
  • cidade antiga
  • Cidade antiga
  • Cidade antiga
  • Cidade antiga
  • A cidade antiga
  • Cidade antiga
  • Cidade Antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!