Cidadao

Páginas: 2 (457 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2013
domingo, 6 de novembro de 2011
Saiba como é corrigido o Enem

Meses de preparação, muitos dias de estudo, unhas roídas, tudo isso para chegar ao momento decisivo da prova. Dois dias, 10 horas,180 questões, 5,3 milhões de candidatos e apenas uma chance de se dar bem. Pronto, agora já foi. Não adianta pensar naquela questão que você acha que errou ou no que poderia ter acrescentado naredação. Agora, é esperar a correção e torcer para que tudo tenha valido a pena.

A correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é coisa séria. O órgão que organiza o exame, o Instituto Nacional deEstudos e Pesquisas Educacionais (Inep), corrige as provas do Enem com base na Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, um modelo diferente do convencional utilizado em provas de vestibular, no qual quemacerta mais ganha mais pontos.

O TRI foca a questão e não a prova como um todo. Cada pergunta é construída levando em conta três parâmetros: a discriminação, a dificuldade e o acerto casual (o famoso“chute”). O parâmetro de discriminação faz com que pessoas com habilidades diferentes tenham também chances diferentes de acertar. O segundo parâmetro determina o grau de dificuldade do que você acertouou errou e o parâmetro do acerto casual é uma prevenção contra o “chute”. Ele funciona analisando a consistência nas suas respostas, isto é, se você acerta uma questão muito mais difícil do que a médiados seus acertos, o TRI reconhece o acerto da questão mais complexa como casual e isso tem influência na sua nota final.

Em resumo, o TRI mede a proficiência – o conhecimento – do aluno e nãoquantas informações ele decorou. O aluno com a média mais coerente terá uma maior nota e mesmo que dois alunos acertem o mesmo número de questões, dificilmente terão o mesmo valor no resultado. É por issoque, mesmo com o gabarito em mãos, não é possível saber qual é a sua nota.

REDAÇÃO

Além das questões objetivas, a redação do Enem também segue um rigoroso processo de correção. São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cidadão
  • cidadão
  • Cidadao
  • Cidadao
  • A OPOSIÇÃO ENTRE CIDADÃO E NÃO CIDADÃO
  • O tributo e o Cidadão
  • Cidadão e cidadania
  • O nascimento de um cidadão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!