Cidadania

Páginas: 11 (2667 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
O papel da Psicologia pela conquista da cidadania
Introdução
Denominamos de psicologia a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. No caso o que motiva o comportamento humano que é a sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência... A princípio com a filosofia fundamentou se pela junção de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), alguns filósofosiniciaram investigação da alma humana, que passou por constantes estudos, diversos pontos de vistas, afirmações e comprovações até sua fomentação a ciência reconhecida e atuação em diversos campos.
Com todo seu desenvolvimento a psicologia pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma quantidade infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homeme suas relações. Sob mais várias abordagens, atuações e até mesmo especializações.

O atendimento psicossocial é uma destas atuações e tem se desenvolvido através de ações ou serviços oferecidos individualmente e em grupos, incluindo a família,o meio de convivência,condição que se encontra, e tudo que rodeia a pessoa que inicia atendimento.Busca-se a trabalhar a promoção de bem estar econvívio atendendo desde as necessidades iniciais como higiene,saúde e assim melhorando o processo, dando ênfase a conflitos internos,dificuldade de se incluir socialmente assim é realizado um trabalho com o cognitivo, o emocional e o social, com uma atuação mais próxima, acolhedora e compreensiva, promovendo a escuta e o acolhimento.
Encontramos o atendimento psicossocial em diversos dispositivostanto relacionado a saúde pública como no terceiro setor as chamadas ONGs (Organizações não Governamentais) .
Saúde Pública  de define pelo termo de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental em convívio e atuação da sociedade. Isto envolve uma série de medidas adequadas para o desenvolvimento de uma estrutura social capaz de proporcionar a todos osindivíduos de uma sociedade a condição de saúde necessária. Esta definição é utilizada também pela Organização Mundial de Saúde, o principal órgão internacional que visa a manutenção do bem estar físico, psíquico e social. A defesa pelo conceito saúde aqui no Brasil funciona pelo SUS (Sistema Único de Saúde),no âmbito público, que veio evoluindo ao longo de sua implementação no final da década de 80.“As ONGS são caracterizadas por ações de solidariedade são instituições criadas sem ajuda ou vínculos com o governo, geralmente de fundo social e sem fins lucrativos, nas políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em favor de populações excluídas das condições da cidadania, ou também pelos direitos dos animais. As ONGs fazem parte do chamado terceiro setor da economia. Osurgimento dessas organizações deu-se pelo motivo da ineficiência dos Governos e do poder público em geral, para suprirem todas as necessidades da sociedade. Essas organizações constituem importantes alternativas para sistematizar a sociedade como um todo, pois promovem ações sociais, culturais, assistenciais etc. Fazem parte de movimentos sociais e têm como princípio o desenvolvimento humano e oalargamento da participação na cidadania. Elas apresentam uma grande diversidade, principalmente temática, variando desde as entidades ligadas ao meio ambiente e aos grupos feministas, até as organizações voltadas à proteção da criança e do adolescente.”

Como verificado ambos tem um trabalho de promoção de cidadania, que é o que define o pertencimento de um indivíduo a uma sociedadepoliticamente equilibrada que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, é a expressão concreta do exercício da democracia. Como ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, estando sujeito a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • CIDADANIA
  • Cidadania
  • Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!