Cidadania

Páginas: 7 (1612 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Questão 1. Alguns motivos especiais dão ás Revoluções Inglesa e Industrial grande importância na construção da cidadania. R.: Garantia a perpetuação da ordem social estabelecida, subordinado os homens e suas posições sociais definidas pelos estamentos.
Questão 2. Leia as afirmativas abaixo sobre a Revolução Industrial e responda a questão.
R.: Corretas (II) A Revolução industrial delineouuma nova ordem social e marcou o uso do povo pela burguesia que dominou o cenário político para garantir seus direitos. O proletariado que se formou é ao mesmo tempo a classe que sustenta a burguesia e aquela que irá assumir papel de agente revolucionário ao contrapor-se aos interesses burgueses na luta por seus direito. (III) A Revolução Industrial levou ao surgimento da classe dos homens sempropriedade, possuidores apenas de sua força física para dispor como moeda de troca. Estava inaugurada uma nova fase social, marcada pela luta na aquisição de direitos políticos e sociais, deslocando a burguesia da condição de classe revolucionária para conservadora.
Questão 3. “... caminhando conta o vento, sem lenço, sem documento num sol de quase dezembro, eu vou...”, a música de Caetano Velosopassou a ser entoada nas manifestações políticas contra a corrupção no governo e a favor do impeachment do presidente: R.: Fernando Collor de Melo
Questão 4. Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso é CORRETO afirmar que? R.: Com o sucesso do Plano Real a política econômica neoliberal foi intensificada, dando continuidade à política de privatizações.
Questão 5. A Era Vargasproporcionou ao Brasil um período de grandes mudanças. O Brasil vivia um momento de recuperação econômica assentada em contradições sociais e políticas. Assinale a alternativa CORRETA que indica as conquistas significativas do Período. R.: A implantação de políticas voltadas para o setor social provocou grandes mudanças no campo e nenhuma mudança nos centros urbanos.
Questão 6. As novas atitudes que sefirmaram a partir da Idade Moderna alicerçaram as condições para a construção da cidadania como a conhecemos na atualidade. Qual das afirmativas abaixo denota uma atitude INCORRETA, e, portanto, não contribui para a consolidação da cidadania atual. R.: No período que precedeu ao Antropocentrismo as relações servis e de vassalagem, bem como a devoção e o comportamento temente a Deus acabaram porvincular os homens à política e a participação na vida pública.
Questão 7. “Os helenos (gregos) foram os primeiros a realizar os ideais de uma vida política participativa (...) A vida política entre os gregos tornou-se cada vez mais significativa (...). Os participantes dessa vida ativa compunham a polliteuma. Esse era o germe da cidadania. De um lado, havia o privilégio concedido inicialmente auma oligarquia proprietária de terras e, depois, aos homens livres, oriundos da cidade ou residentes que não fossem campônios nem artesão. De outro, existia um sentimento profundo de pertencimento, que conferia orgulho e respeito a quem tivesse acesso à cidadania”. Costa, C. Sociologia; Introdução à ciência da sociedade. 4ª Ed. São Paulo: Moderna, 2010. P.163. De acordo com o texto é corretoafirmar: R.: Os cidadãos possuíam um patamar mais elevado, cabendo a eles a participação ativa na vida e no espaço público, uma vez que somente os escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos.
Questão 7. Sobre a condição da população indígena no Brasil Colônia é INCORRETO afirmar que? R.: A Igreja não considerava os índios verdadeiros homens e livres, aliando-se, portanto, aqueles que osconsideravam não dotados de alma e os tratava como negros da terra, ou seja, nativos passíveis de escravização.
Questão 8. Leia as afirmativas abaixo e assinale a ideia INCORRETA. R.: Originalmente, a palavra raça foi utilizada para classificar as diferenças de cor da pela, da forma do nariz, dos lábios, do queixo, do formato do crânio e do ângulo facial.
Questão 9. Leia as afirmativas sobre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • CIDADANIA
  • Cidadania
  • Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!