cidadania

Páginas: 17 (4118 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O que é cidadania?

O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma constituição. A cidadania moderna, embora influenciada por aquelas concepções mais antigas, possui umcaráter próprio e possui duas categorias: formal e substantiva.
A cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia o termo adquire sentido mais amplo, a cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis,políticos e sociais. Essa última forma de cidadania é a que nos interessa.
A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformando frente às dominações, seja do próprio Estado ou de outras instituições.
T. H. Marshall afirma que acidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito:
1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18;
2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridadepública, constituída no século 19;
3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20.




Conclusão

Podemos então, definir ‘CIDADANIA’ como:
Um conjunto de direitos, deveres e liberdades políticas sociais e econômicas, jáestabelecidos ou não pela legislação. Nem toda pessoa é cidadão, pois tem todo mundo tem ciência de seus direitos e seu papel na sociedade, e digo mais, nem todos têm a pratica ativa de questões sociais. Valendo lembrar que o comodismo nos tira o direito de cidadania que levou séculos para ser conquistado.


http://www.brasilescola.com/sociologia/cidadania-ou-estadania.htmhttp://auladesociologia.blogspot.com.br/














A conquista dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil;
Direitos civis
"Conquistas Sociais" , pode ser considera a conquista por direitos (Civis, Políticos ou Sociais). Como se sabe os direitos sociais em países como Inglaterra e França foram conquistados, o Estado não deu de livre e espontânea vontade. Outro exemplo pode ser aliberdade de expressão (direito civil), condição sine qua non para democracia. Não deixa de ser uma conquista da sociedade. Afinal diriamente lutamos para que esta seja respeita. 
No Brasil ainda temos muitas "conquistas sociais" à lutar: ou seja ainda temos que realmente conquistar muitos direitos sociais, embora os tenhamos na Carta de 1988, isto não significa que na prática sejam respeitados.Como por exemplo: Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Informação (EIA/RIMA), Direito ao Meio Ambiente e a Qualidade de Vida... Temos muitas ´leis "conquistas", mas isto não quer dizer que elas sejam respeitadas, estejam conquistadas. 
É bom lembrar que todo direito implica em deveres. 
Temos que ter consciencia de que ao lado de cada conquista social há também o dever.  Os movimentossociais são exemplos atuais de "conquistas sociais", pois na época do regime militar eles não existiam. 
Lembre-se disso. Estes continuam lutando para que suas "conquistas sociais" não fiquem apenas no papel.

Direitos políticos
Os Direitos Políticos  concedem ao cidadão a possibilidade de participação no processo político e nas decisões do país.

Os Direitos Políticos envolvem um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • CIDADANIA
  • Cidadania
  • Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!