cidadania

Páginas: 4 (757 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013

1- Cite e comente a opinião da ex senadora Marina Silva sobre as manifestações. Você concorda?
Para a ex-senadora Marina Silva, “Reação está aquém da grandeza dos protestos”. Ela considerapositivo que, pressionado pelas ruas o congresso retome pautas há anos esquecidas, mas diz que o momento pede debate mais profundo. Candidatura à Presidência, afirma, é uma possibilidade.
A ex-senadoracriticou os atos de violência e depredação do patrimônio público durante as manifestações de rua pelo país. Marina aparece nas pesquisas de intenção de voto para presidente como a mais beneficiada pelosprotestos que tomaram as ruas do país em junho.
”Minha opção sempre foi de fazer movimentos pacíficos. Atos de desobediência civil podem ser feitos de forma pacífica, sem desrespeitar direitosfundamentais - por exemplo, agressão às pessoas, ao patrimônio", declarou a ex-senadora em entrevista para o jornal "Folha de S.Paulo". "O Estado está ali para assegurar, inclusive, os direitos dosmanifestantes de se manifestarem, mas também para proteger o patrimônio das pessoas e o patrimônio público", acrescentou.

2- Qual a diferença entre desejo e necessidade e porque ela é importante para acidadania?
“Necessidades” referem-se a aspectos básicos da condição humana - alimentar-se, vestir-se, ter um lugar para morar, etc. Quando essas necessidades não são atendidas, o ser humano vive numacondição sub-humana e deve lutar, com todas as suas forças, para que essas necessidades sejam atendidas. A determinação das “necessidades” evolui com o passar dos séculos e com a civilização. Pode-seaté considerar como “necessidades” do mundo moderno, ter acesso a telefone, à luz elétrica, à educação de qualidade, emprego, etc., necessidades que simplesmente não existiam nas sociedadesprimitivas ou mesmo rurais dos séculos passados.
“Desejos” são manifestações de nossa vontade. Não são necessidades. São desejos. Assim, temos o desejo de um carro novo, de um televisor maior, de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • CIDADANIA
  • Cidadania
  • Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!