Cidadania e Consumo Sustentável

Páginas: 8 (1859 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

CIDADANIA E CONSUMO SUSTENTÁVEL[1] - Profª Drª Fátima Portilho – UFF

O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vêm causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas. Para tentar enfrentar estes problemas surgiram muitaspropostas de política ambiental, como consumo verde, consumo consciente, ético, responsável ou sustentável. Mas o que significam estas expressões? E o que elas têm a ver com o tema da cidadania?

A Sociedade de Consumo

A abundância dos bens de consumo, continuamente produzidos pelo sistema industrial, é considerada, frequentemente, um símbolo do sucesso das economias capitalistas modernas. Noentanto, esta abundância passou a receber uma conotação negativa, sendo objeto de críticas que consideram o consumismo um dos principais problemas das sociedades industriais modernas.
Na atividade de consumo se desenvolvem as identidades sociais e sentimos que pertencemos a um grupo e que fazemos parte de redes sociais. O consumo envolve também coesão social, produção e reprodução de valores.Trata-se de uma atividade que envolve tomar decisões políticas e morais praticamente todos os dias, pois ao consumir e usar bens de consumo, são enviadas mensagens a respeito da forma como vemos o mundo. Existe uma conexão entre valores éticos, escolhas políticas, visões sobre a natureza e comportamentos com relação às atividades de consumo. Assim, quando uma pessoa "vai às compras", suas escolhas estãorelacionadas a suas visões de mundo, a seu ideal de felicidade, a suas opções políticas, a sua percepção sobre a relação homem/natureza etc.

Com a expansão da Sociedade de Consumo, influenciada pelos estilos de vida norte-americanos, o consumo se transformou em uma compulsão e um vício, estimulados pelas forças do mercado, da moda e da propaganda. Os indivíduos passam a ser reconhecidos,avaliados e julgados por aquilo que consomem, aquilo que vestem ou calçam, pelo carro e pelo celular que exibem em público. O próprio indivíduo passa a se auto avaliar pelo que tem e pelo que consome. É difícil estabelecer o limite entre consumo e consumismo, o que é básico para uns pode ser supérfluo para outros e vice-versa.

A felicidade e a qualidade de vida têm sido cada vez mais associadas ereduzidas às conquistas materiais. Isto acaba levando a um ciclo vicioso, em que o indivíduo trabalha para manter e ostentar um nível de consumo, reduzindo o tempo dedicado ao lazer e a outras atividades e relações sociais. Até mesmo o "tempo-livre" e a "felicidade" se tornam mercadorias que alimentam este ciclo. Em suas atividades de consumo, os indivíduos acabam agindo centrados em si mesmos,sem se preocupar com as conseqüências de suas escolhas.

Impactos ambientais do consumo

A crise ambiental mostrou que não é possível a incorporação de todos no universo de consumo em função da finitude dos recursos naturais. O ambiente natural está sofrendo uma exploração excessiva que ameaça a estabilidade dos seus sistemas de sustentação (exaustão de recursos naturais renováveis e nãorenováveis, desfiguração do solo, perda de florestas, poluição da água e do ar, perda de biodiversidade, mudanças climáticas etc.). O resultado dessa exploração excessiva não é repartido equitativamente e apenas uma minoria da população planetária se beneficia desta riqueza. Torna-se necessário associar o reconhecimento das limitações físicas da Terra ao reconhecimento do princípio universal de eqüidadena distribuição e acesso aos recursos indispensáveis à vida humana, associando a insustentabilidade ambiental aos conflitos distributivos e sociais.

Se considerarmos o princípio ético de que todos os habitantes do planeta (das presentes e futuras gerações) têm o mesmo direito a usufruir os recursos naturais e dos serviços ambientais disponíveis -enquanto os países desenvolvidos continuarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidadania e consumo sustentavel
  • consumo sustentavel
  • Consumo Sustentável
  • O consumo sustentável
  • consumo sustentavel
  • Consumo Sustentavel
  • Consumo sustentável
  • Consumo sustentavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!