Cidadania planeária impacto ambiental: relação do homem com meio ambiente

Páginas: 12 (2887 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
CIDADANIA PLANEÁRIA
Impacto ambiental: Relação do homem com Meio Ambiente

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 02

2-RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE 02

2.1-Meio ambiente 02

2.2-O que é impacto ambiental? 03

3-PRINCIPAIS IMPACTOS 03

3.1-Poluição atmosférica 03

3.2-Desmatamento e queimadas 04

3.3-Poluição das águas 04

3.4-Poluição dos solos 05

3.5-O efeito estufa 053.6-Destruição da camada de ozônio 06

4-O QUE FAZER PARA DIMNUNIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS? 06

5-CONSUMO CONSCIENTE 07

6-CONCLUSÃO 07

7-REFERÊNCIAS 08

1-INTRODUÇÃO

A sociedade enfrenta grandes desafios: a relação que nos construímos com a natureza. Pensar na construção de um ambiente complexo, que seja caracterizado pelo respeito ás diversidades, cultural e biológica.
Asações do homem têm como conseqüências grandes impactos na natureza, as catástrofes, os prejuízos causados pela intervenção dele no processo natural da vida. A organização planetária deve ter como alicerce a responsabilidade, o cuidado e o respeito do homem para consigo mesmo, para com os outros, para com o próximo e para com os de outras espécies, portanto o Planeta Terra é um sistema organizado ecomplexo, e não existiria sem os seus elementos essenciais (água, luz, ar, plantas e animais), portanto, o cidadão planetário pensa deforma planetária e integrada, e está preocupado com a Terra, porque ele faz parte dela.

2-RELAÇÃO ENTRE O HOMEM EO MEIO AMBIENTE

Antigamente o homem só tirava da natureza somente o necessário para o sustento, hoje com o pensamento capitalista, ganância de acumularriquezas faz com que, utilize de recursos naturais de forma inconseqüente aumentando assim a degradação da natureza. E com o crescimento de novas tecnologias, os prejuízos á sanidade ambiental aumentaram, os desmatamentos, as queimadas, poluição do solo, dos rios é a ação de degradação promovida pelo homem sobre a natureza.
Que o clima do planeta está mudando, todo mundo esta percebendo.O que muita gente não sabe são as razões dessas mudanças e o quanto nós somos responsáveis por elas. A principal razão é a quantidade excessiva de gases enviada à atmosfera, que causam o chamado Efeito Estufa, esses gases são provocados pelas atividades humanas, como os desmatamentos, as queimadas, a poluição dos carros e das indústrias e o acumulo do lixo nas cidades. As conseqüências destefenômeno são as alterações do clima, favorecendo a ocorrência de tempestades cada vez mais intensas, secas prolongadas, furacões, etc. O aquecimento da terra tem provocado degelo das calotas polares e aumento do nível do mar, o que poderá representar grandes tragédias para as regiões litorâneas

Para (Milaré, 2002, p.107)
Observa-se, então, que a degradação do meio ambiente e o desenvolvimentosurgiram praticamente junto com a própria existência humana.

2.1- Meio ambiente

Ao consultar alguns dicionários, é possível descobrir que a palavra meio significa lugar onde se vive, e que ambiente possui o significado de ser o que cerca e envolve os seres e as coisas.
Segundo a: Lei Federal n° 6.938, de 31/08/81, art. 3º, inciso I
“ART.3º__Para os fins previstos nesta Lei entende-se por:
I__meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física , química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
O meio ambiente é o conjunto de fatores físicos, químicos e bióticos ao qual, cotidianamente, nos referimos como natureza. Em outras palavras, é o lugar em que vivemos, do qual dependemos para nossa sobrevivência e o qual nosenvolve e nos cerca. Um meio dinâmico marcado por interações, ao qual, devido ao nosso enorme poder de modificá-lo, constantemente temos que nos readaptar. É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas às áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem etc. Cada um desses elementos está sofrendo algum tipo de degradação....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A relação homem e meio ambiente e a reparação do dano ambiental
  • A RELAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE
  • meio ambiente, impactos ambientais
  • Relação entre o impacto ambiental da atividade econômica das empresas brasileiras e os investimentos no meio...
  • Impacto ambiental de um curtume no meio ambiente
  • Impactos Ambientais E As Responsabilidades Por Danos Causados Ao Meio Ambiente
  • Impacto ambiental do descarte de inseticidas no meio ambiente
  • Os impactos ambientais que os agrotóxicos causam no meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!