Cidadania no brasil

Páginas: 6 (1401 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
CARVALHO, José Murilo de. D. Pedro II. Coleção Perfis brasileiros. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
Bolsista: Samantha Souza Prof.: Margarida de Souza Neves Departamento de História – PUC - Rio

Autoria:
a audácia de pronunciar-se sobre si mesmo e os demais, de atrever-se a dizer quem é seu eu, com todos os riscos e perigos. Em suma: transfigurar sua carne e seu espírito em Joséum espelhotextual” (LOUREIRO: 1991. p. 5). Murilo de Carvalho é Doutor em Ciência
Política formado pela Universidade de Stanford, trabalhou como professor e pesquisador em várias Universidades fora do Brasil. Hoje é professor titular do departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi autor de vários livros, dentre eles: A formação das almas: O imaginário da República no Brasil (1990)e Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi (1987). Ganhou o Prêmio Casa de las Américas por seu livro Cidadania no Brasil: O longo caminho (2004). Ë membro da Academia Brasileira de Letras e também da Academia Brasileira de Ciências.

Natureza do Texto:

Segundo o próprio autor é uma biografia que busca apresentar os dois lados do Imperador D. Pedro II, o homem Pedro deAlcântara tímido e ávido por conhecimento, que detestava toda a pompa do poder, e o outro a autoridade suprema do Brasil, o imperador. “Foi um Habsburgo perdido nos trópicos”.(p.9)

Tese Central:
a audácia de pronunciar-se sobre si mesmo e os demais, de atrever-se a busca é seu eu, com todos os riscos José Murilodizer quemdesenvolver a idéia e perigos. Em suma: transfigurar sua carne e seuespírito em de que D. Pedro II preparou o Brasil p. 5). um espelho textual” (LOUREIRO: 1991.

para democratização, que através de suas realizações, tais como: a abolição da escravatura, e que também ele teria de certa forma “estabelecido as bases para um sistema representativo graças á ininterrupta realização de eleições e à grande liberdade de imprensa”.(p.9)

Interlocução e Estrutura do texto:Não fica claro com quem o autor faz sua interlocução.

Paratexto:
Resumo do livro nas orelhas do livro e uma pequena biografia do autor Sumário com os títulos dos 31 capítulos No meio do livro há oito páginas não numeradas com iconografias da família real e políticos do Segundo Reinado. Ao final estão uma cronologia da vida de D. Pedro II, um índice onomástico e um texto com indicaçõesbibliográficas.

Capítulo 1: D. Pedro II e Pedro d’ Alcântara

Retrospecto do Segundo Reinado Neste primeiro capítulo José Murilo diz o que pretende com o livro, qual é sua tese central.
O objetivo do livro é marcar a diferença entre duas faces de um mesmo homem, a do cidadão comum “cheio de contradições e paixões, amante das ciências e das letras, apaixonado pela condessa de Barral” e o outro oimperador, o chefe de Estado e apaixonado pelo Brasil. Que segundo o autor o governou com “os valores de um republicano, com a minúcia de um burocrata e com paixão de um patriota. Foi respeitado por quase todos, não foi amado por quase ninguém”.[p.10] Ou seja, perfeito e por isso incompreendido!!!!!!

Capítulo 2: Órfão da Nação

Neste capítulo o autor trata no início do capítulo sobre a frágilsaúde do imperador quando menino “magrinho e muito amarelo [...]. Herdara, ele e a irmã Januária, do pai, via Bourbon da Espanha, a epilepsia. Desde 1827 até as vésperas da maioridade, em 40 sofreu vários ataques. Já no exílio, se lembraria de um desses ataques, sofrido em 1833, descrevendo-o como uma ‘indigestão minha com convulsões e que quase matou-me’. Não era indigestão, mas um ataqueepilético, que foi, de fato, considerado pelos médicos da época como séria ameaça à vida do menino”[p.13] Visconde de Barbacena 1827.

Capítulo 30: “Nasci para as letras e pra ciência”

Neste capítulo há uma menção de que o imperador se dedicava aos estudos não apenas porque gostava, mas também para se afastar do que ele mesmo chamou de “tempestades morais”

“Muito me tem valido minha paixão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidadania no Brasil
  • Cidadania no brasil
  • A cidadania no Brasil
  • cidadania no brasil
  • Cidadania no brasil
  • A cidadania no brasil
  • cidadania no brasil
  • A cidadania no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!