Cidadania na Antiguidade e Contemporaneidade

Páginas: 4 (990 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Cidadania na Grécia Antiga
Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãostinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.
Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status. O pequeno e seleto grupo de cidadãosera formado, principalmente, por proprietários de terras.
Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitospolíticos e participação nas decisões da comunidade.
Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável. Para eles, os cidadãos eram todos aqueles que tivessem condições de opinar sobre osrumos da sociedade.
A cidadania da Grécia Antiga estabelecia os direitos dos indivíduos que viviam nas cidades. Os indivíduos/cidadãos eram iguais perante as leis, e considerados aptos paracolaborar com os rumos da sociedade. Todos os cidadãos participavam diretamente das deliberações políticas do governo da polis. Desta forma, a cidadania grega se fundamentava nos Direitos Políticos. Nem todos os homens poderiam ser cidadãos, havia restrições que reduzia a um pequeno número o privilégio, que, praticamente, era concebido para os proprietários de terras – homens livres paraos negócios públicos. Eram excluídos as mulheres, escravos, crianças, velhos, comerciantes, artesãos e estrangeiros. 
A atuação direta nos negócios públicos da polis estimulava aparticipação efetiva no governo. O cidadão grego era um sujeito político ativo. Para alcançar resoluções tinham que persuadir, discutir e defender seus interesses em público. Em consequência das exigências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidadania na antiguidade
  • Teorias do estado: contemporaneidade e antiguidade.
  • Cidadania e democracia na Antiguidade
  • CIDADANIA EM GRÉCIA E ROMA NA ANTIGUIDADE
  • Filosofia e serviço social – da antiguidade à contemporaneidade
  • Cidadania na Antiguidade Grega e na Atualidade Goianiense
  • Educação paradigma de cidadania ativa na contemporaneidade
  • A Condição Hitórico Social da Mulher da Antiguidade a Contemporaneidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!