cidadania em Mocambique

Páginas: 14 (3271 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

Índice



















Introdução (Leonel Muchina)
O presente trabalho versa sobre aspectos que envolvem a cidadania e a manifestação. Este artigo pretende contribuir para as discussões actuais sobre a questão da cidadania e dos debates sobre as manifestações. O mesmo envolverá o que concerne a questão da evolução do conceito de cidadania à luz de algumas transformaçõespolíticas ocorridas na História das sociedades. Portanto, percorreu uma longa trajectória, desde seu nascimento na Antiguidade, passando por uma perda de seu significado na Idade Média, até ressurgir na Modernidade e originar calorosos debates nos dias de hoje.


Contextualização
O presente trabalho surge no âmbito da cadeira de Controlo de Massas, leccionada na Academia de CiênciasPoliciais, no Terceiro ano do curso de licenciatura em Ciências Policiais. O mesmo engloba matérias relacionadas com a Cidadania, que é actualmente o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.

O objectivo aqui é, portanto, apresentar a evolução histórica da cidadania, enfocando a cidadania em Moçambique.
Para tanto, destacaremos alguns processoshistóricos e as alterações que provocaram no entendimento do conceito.
Por fim, faremos as devidas considerações sobre as manifestações, privilegiando a esfera dos direitos e deveres e sem se esquecer de frisar a questão da cidadania em Moçambique.
Neste contexto trouxemos quase todos aspectos relacionados com o assunto em epígrafe e esperamos com isso alcançar as expectativas dos leitores, nossospares discentes e dos docentes da cadeira em voga.





Objectivos
Geral
Analisar o processo da cidadania e manifestações no contexto moçambicano
Específicos
Identificar as relações quem advêm dos conceitos cidadania e manifestações
Descrever o historial da cidadania
Explicar o processo de cidadania em Moçambique
Descrever os tipos de manifestações
Definição de conceitos (LeonildeBonifacio)
PALAVRAS-CHAVE: cidadania, Manifestação

Etimologicamente, Cidadania provem do latim, civitas, que significa "cidade" que é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir nadirecção dos negócios públicos do Estado, participando de modo directo ou indirecto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indirecto), seja ao concorrer a um cargo público (directo). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma colectividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir documprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.
Segundo CARVALHO (2002: 9,10), Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.
Exercer a cidadania é ter consciência de seusdireitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objectivos da educação de um país, DALLARI (1998:14).

Manifestação
Manifestação é uma forma de acção de um conjunto de pessoas em favor de uma causa ou em protesto contra algo.
As manifestaçõessão uma forma de activismo, e habitualmente consistem numa concentração ou passeata, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de algo ou alguém.
Manifestação é o conjunto de várias pessoas que, geralmente, se juntam para expressar publicamente uma opinião, revindicação, ideias, sentimentos etc.

A historia da cidadania (Marcia Paixao)
A cidadania é notoriamente um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • moçambique
  • Moçambique
  • mocambique
  • Moçambique
  • Moçambique
  • Moçambique
  • mocambique
  • MOÇAMBIQUE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!