Cidadania, direitos e deveres dos cidadãos e direitos trabalhistas

Páginas: 8 (1913 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Introdução
Neste trabalho apresentarei o que é a cidadania e como praticá-la na sociedade atual, e que um bom cidadão usufrui as leis, mas também as obedece.
Mostrarei também os direitos e deveres que nós cidadãos temos e que devemos lutar por eles e ao mesmo tempo respeitá-los e cumpri-los.
E por último, já que estamos entrando no mundo do trabalho, apresentarei os direitos trabalhistas,salário, horas extras, seguro desemprego, licença paternidade, férias, jornada de trabalho, entre outros.

















CIDADANIA

Consultando o dicionário, cidadão é a pessoa que se identifica culturalmente como parte de um território e seus costumes; é aquele que usufrui dos direitos e que cumpre os deveres estabelecidosem lei. Assim, exercer a cidadania é ter consciência das suas possibilidades e obrigações, é lutar para que o que é justo e correto seja posto em prática, é entender que cada ação tem um efeito para si e para os outros.
O termo cidadania vem do latim, ‘’civitas’’ que quer dizer cidade. São várias as definições. Mas CIDADÃO, é uma pessoa que tem Direitos e Deveres, exercendo-os na sociedade emque vive. Já a Cidadania é o exercício da conquista desses direitos e do cumprimento dos deveres. É um campo social e político em permanente construção, onde as pessoas participam como integrantes de uma coletividade.
O verdadeiro cidadão procura é zelar pelo bem público, respeitar as pessoas e o local onde freqüenta. O lazer é um direito de todos, cada qual de uma forma que achar melhor. Masevitando a violência, a discórdia, o conflito.
Retornando ao tópico, podemos dizer ainda que para cada direito corresponde também um dever e vice-versa, conforme exemplos a seguir:

• Em nosso País, a pessoa tem o dever e o direito de votar. Em algumas nações, este dever é facultativo; ou seja, as pessoas têm o direito de escolher seus governantes, mas não são obrigados a votar;
• O dever e odireito de prestar o serviço militar (este dever também é facultativo em algumas nações, no Brasil, é obrigatório);
• O dever de respeitar e o direito de ser respeitado;
• O direito de viver e o dever de respeitar a vida;
• O dever de trabalhar e o direito de exercer qualquer atividade.
‘’A cidadania é o direito de ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não édada, é construída da convivência coletiva, que requer o acesso ao espaço público que permite a construção de um mundo comum através do processo de asserção dos direitos humanos...’’ (Hannach Arendt).

Direitos e deveres do cidadão
A Constituição de 1988(é a atual lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espéciesnormativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico. Pode ser considerada a sétima ou a oitava constituição do Brasil) tem cinco capítulos destinados somente aos direitos fundamentais do cidadão, com várias categorias de direito individuais ou coletivos. Existem leis importantes que não podem deixar de ser conhecidas pelos brasileiros como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto doIdoso.
Devemos lutar para que os nossos direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter a consciência de nossos deveres e cumpri-los.
Alguns Direitos
- Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
- Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.
- Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtudede lei.
- Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
- A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.
- A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.
-Ir e vir em todo território nacional em tempo Paz;
-Direito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos e deveres do cidadão
  • Direitos e deveres do cidadao
  • Direitos e deveres do cidadão
  • Direitos e deveres do cidadão
  • Direitos e deveres de um cidadão europeu
  • Direitos e deveres do cidadão
  • direitos e deveres do cidadao
  • Direitos e deveres do cidadão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!