Cicuito combinatório-semáforos

1503 palavras 7 páginas
Centro de Competências das Ciências Exatas e da Engenharia
Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações

Sistemas Digitais

Projecto1: Sistema de Semáforos em Rotunda

Nome: Élvio Joseph Afonso Vieira Nº: 2019512 Nome: Ricardo Paixão dos Santos Henriques Nº: 2071912

Ano Lectivo: 2012/2013

Introdução

O projecto consiste em implementar três semáforos, semelhantes aos reais, apesar de, em vez de três estados (vermelho, verde e amarelo), ter apenas dois (verde e vermelho) que correspondem a 1 e a 0, respectivamente. O funcionamento dos semáforos têm algumas particularidades, nomeadamente os três semáforos nunca podem estar desligados simultaneamente, e um e só um, pode estar ligado de cada vez.

No que toca ao problema em si resume-se no facto de que quando um semáforo está ligado qual será o próximo a abrir? Respondendo a esta pergunta de forma lógica e normal, o próximo a abrir será o que tiver mais carros parados (7 carros no máximo), realçando que já sabíamos o número de carros, por isso é implementado um contador de carros para cada semáforo (Ca, Cb e Cc) de modo a dar indicação de qual dos semáforos ficará verde, no próximo momento. Por sua vez existe uma variável de validação “V” que resulta da soma de cada dígito do número de aluno, dividindo por doze e registando o resto, que para este caso é o valor que importa, no qual, será feito para cada elemento do grupo respeitando a ordem alfabética do nome dos mesmos.

Sendo assim, o objectivo deste projecto é colocar os semáforos a funcionar de forma correcta, respeitando as normas já anunciadas.

Ano Lectivo: 2012/2013 Página 2 de 9

Procedimento e Resultados
Decidimos que para a resolução do problema tínhamos perceber o que era pedido e qual era o ponto chave da resolução, assim sabíamos que tínhamos três semáforos A, B e C (Sa, Sb e Sc) e que eles estariam sempre a variar. Assim sempre que, por exemplo, o Semáforo A estivesse activo teríamos que decidir qual dos dois

Relacionados