Ciclos C Smicos Plat O

9920 palavras 40 páginas
Revista Alétheia de Estudos sobre Antigüidade e Medievo – Volume 2/2, Agosto a Dezembro de 2010. ISSN: 1983-2087

Acerca de Ciclos e Épocas cósmicas: Uma nova leitura do Mito de “O Político” de Platão
Félix Jácome Neto1
Resumo: Este artigo defende que a interpretação tradicional do mito de “O Político” de
Platão não possui força explicativa nem para elucidar devidamente o conteúdo do mito, tampouco a relação das ideias do mito com o diálogo como um todo. Postulo que o
Estrangeiro relata dois Ciclos cósmicos que contêm quatro Épocas cósmicas distintas e não apenas Era de Zeus e Era de Cronos, como pensa a leitura corrente do mito.
Sustento ainda que a Era de Zeus não é uma marcha retrógrada abandonada pelos deuses, mas um período em que a autonomia dos homens é ponderada pela vigilância cósmica da divindade. Assim, o mito não desilude a pesquisa pelo melhor político, objeto do diálogo, mas sim enquadra o político dentro da especificidade da temporalidade do acontecer humano.
Palavras-Chaves: Platão – Era dos deuses – Era dos homens – tempo - político
Resumé: Cet article soutient que l'interprétation traditionnelle du mythe de "Le
Politique" de Platon n'a pas de pouvoir explicatif ni d'élucider le contenu du mythe ni la relation du mythe au dialogue dans son ensemble. J'allègue que l'Étranger raconte qu'il a deux Cycles cosmiques qui contiennent quatre différentes Époques cosmiques et non pas seulement l'Ère de Cronos et l'Ère de Zeus, comment pense la compréhension traditionnelle du mythe. J'affirme encore que l'Ère de Zeus n'est pas une marche rétrograde abandonné par les dieux, mais une période où l'autonomie des hommes est pondérée par la surveillance cosmique de la divinité. Ainsi, le mythe ne déçoit pas la recherche du meilleur politique, tel est le sujet du dialogue, mais il circonscrit le politique à la spécificité de la temporalité des événements humains.
Este artigo trata do mito contado pelo personagem “Estrangeiro” (268d – 274d) dentro do diálogo

Relacionados

  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • Faculdade
    122663 palavras | 491 páginas