Ciclos Termodin Micos

555 palavras 3 páginas
Ciclos Termodinâmicos
Ciclo de Otto
O ciclo de Otto idealiza o funcionamento de motores de combustão interna, que operam grande parte dos veículos automotores movidos a álcool, gasolina ou gás natural. Neste tipo de motor, o calor captado pelo ciclo é proveniente de uma reação de combustão, que acontece no interior do motor. Uma faísca provoca a ignição da combustão e com isso, os gases produzidos na reação são utilizados para realizar trabalho. Assim como nenhum outro ciclo termodinâmico, o ciclo de Otto não é tão eficiente quanto o ciclo de Carnot, visto que sua eficiência depende diretamente das propriedades do fluido, como, por exemplo, o calor latente de evaporação e a energia interna.
Ciclo de Diesel
O ciclo de Diesel representa o funcionamento de outro tipo de motor de combustão interna: o motor movido a diesel. A principal característica deste ciclo é o fato da combustão ser provocada pela compressão da mistura de combustível com o ar (sem faísca). Isso ocorre porque nesse tipo de motor não existe a vela (o dispositivo que causa a faísca), ao contrário dos motores movidos à gasolina, por exemplo.
Ciclo Rankine
O ciclo Rankine Ideal é o ciclo termodinâmico que representa de forma idealizada o funcionamento das máquinas a vapor, ou seja, de um motor que opera através da transformação de energia térmica em energia mecânica. Tal processo baseia-se no fato de que um gás se contrai ao condensar e se expande quando evapora, de forma a realizar trabalho mecânico. Sendo assim, neste ciclo existe uma transição de fases: condensação e evaporação.
O ciclo de Rankine Regenerativo é uma tentativa de aproximar o máximo possível da eficiência de Carnot. Considere os ciclos de Carnot e de Rankine simples. O fluido de trabalho entra na fase líquida no gerador de vapor no estado 2, após ser bombeado isentropicamente.
No Ciclo de Rankine com Reaquecimento pretende-se aproveitar a vantagem de trabalhar com pressão e temperatura elevadas e, ainda, evitar uma quantia excessiva

Relacionados

  • Ciclos Termodin Micos
    3221 palavras | 13 páginas
  • eu e você
    7919 palavras | 32 páginas
  • 1220
    9779 palavras | 40 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas