Ciclos Econ Micos Geografiaa

329 palavras 2 páginas
Ciclos Econômicos
Ciclo econômico é o termo usado para designar as mudanças ocorridas na economia. A partir da Revolução Industrial, o nível da atividade financeira dos países capitalistas e industrializados tem flutuado, com reflexos na economia.
Fases do Ciclo Econômico
Não há dois ciclos iguais, variam tanto na intensidade quanto na duração. A duração não é previsível, embora seja possível prever suas fases. Muitos economistas citam quatro fases: o auge, a recessão, a depressão e a recuperação. A crise econômica mais difícil ocorreu na década de 1930, conhecida como a Grande Depressão.
Causas do Ciclo
Em finais do século XIX, William Jevons sugeriu que a causa dos ciclos econômicos eram as manchas solares, que teriam influência sobre as condições meteorológicas. Na mesma época, Arthur Pigou, estabelecia que o otimismo e o pessimismo dos dirigentes econômicos poderiam ter consequência sobre o desenvolvimento econômico. Ao final do século XX, Joseph Schumpeter, propulsor da teoria da inovação, relacionava o auge dos ciclos econômicos com a aparição de novos inventos, que estimulavam os investimentos nas indústrias produtoras de bens de consumo. Os economistas Friedrich von Hayek e Ludwig von Mises desenvolveram a teoria do superinvestimento, que acreditavam ser a instabilidade uma consequência lógica do aumento da produção.
Regulamentação dos Ciclos
Em quase todos os países, a partir da Grande Depressão, foram adotadas medidas que procuram evitar as recessões econômicas. O governo também pode tentar intervir, diretamente, para diminuir seus efeitos. Existem três alternativas principais que podem ser empregadas: a política monetária, a política fiscal e a política de rendas. Alguns economistas, como Milton Friedman, preferem a política monetária, que consiste no controle, através de um banco central, da oferta de dinheiro e dos diversos tipos de rendimentos. No entanto, outros economistas, como John Kenneth Galbraith, consideram que as medidas mais eficazes são as

Relacionados