ciclos biogeoquimimcos

1403 palavras 6 páginas
Ciclos Biogeoquímicos: Ciclo do cálcio, ciclo do carbono, ciclo do enxofre e ciclo do fósforo.

Sumário.

1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 4
2.1. Ciclo do Cálcio 4
2.2. Ciclo do Carbono 5
2.3. Ciclo do enxofre 6
2.4. Ciclo do fósforo 7
3. Conclusão. 9
4. Referências bibliográficas 10

1. Introdução
A Biogeoquímica é a ciência que estuda a troca ou a circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da Biosfera. Bio: Porque os organismos vivos interagem no processo de síntese orgânica e decomposição dos elementos. Geo: Porque o meio terrestre é a fonte dos elementos. Químico: Porque são ciclos de elementos químicos.
Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. E são processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa.
Como os recursos na Terra são finitos e a vida depende do equilíbrio natural desse ciclo, esse processo de reciclagem da matéria é de suma importância. A interferência do homem nos ciclos biogeoquímicos acelera o movimento de muitos materiais e assim os ciclos tendem a se tornar imperfeitos.
Os ciclos biogeoquímicos são classificados em ciclos Gasosos (o depósito está na atmosfera ou hidrosfera), ciclos Sedimentares (o depósito está na crosta terrestre) e o ciclo da água (os depósitos são o mar, rios, lagos e os lençóis subterrâneos).
Este trabalho tem como objetivo geral mostrar o processo de interação que ocorre entre os meios bióticos e abióticos nos ciclos biogeoquímicos (carbono, cálcio, enxofre e fosforo). Apresentando assim, como acontece a reciclagem dos elementos e qual a sua importância para a vida.

2. Desenvolvimento

2.1. Ciclo do Cálcio

Um dos elementos mais

Relacionados