Ciclos Biogeoquímicos

Páginas: 5 (1202 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Wagner Danton1
Ângelo Rohr Anchau2
Etiane Andréia Mallmann3
Izaias da Silva4

RESUMO

Todos os elementos químicos e inorgânicos primordiais para a existência da vida tendem a se movimentar de forma circular na biosfera, sendo que os suspensos no ambiente primeiro migram para o organismo e depois fazem o processo inverso. Um ciclo biogeoquímico pode ser entendidocomo uma renovação de um ou mais elementos químicos através das camadas que formam o ecossistema terrestre (atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera). Os ciclos biogeoquímicos mais estudados são os ciclos do nitrogênio, enxofre, carbono, oxigênio e da água.

Palavras-chave: Engenharia Ambiental. Ciclos Biogeoquímicos. Elementos Renováveis.


1 INTRODUÇÃO

Ciclos biogeoquímicos sãoprocessos naturais que, de forma cíclica, reciclam os elementos químicos presentes no meio ambiente, de forma que os organismos possam absorver os mesmos, para depois retornarem novamente ao ambiente.
O movimento dos elementos químicos e dos compostos orgânicos é chamado de ciclagem de nutrientes, justamente por participarem diretamente na nutrição de alguns organismos e se comportarem de formacíclica, se renovando de período em período (ODUM, 2007. p. 141)
Levando em consideração o ponto de vista da ecosfera, os ciclos bioquímicos se enquadram em dois grupos básicos: tipos gasosos, nos quais o reservatório esta na atmosfera ou na hidrosfera, e tipos sedimentares, nos quais o reservatório esta na crosta terrestre. Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem deseus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos (ARRÉBOLA, Roberto Tadeu, 2013).

2 CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

2.1 CICLO DO NITROGÊNIO

Baseando-se na constituição da proteína e do ácido nucléico, moléculas orgânicas de relevante importância, o nitrogênio destaca-se pela sua grande porcentagem de ocupação do ar atmosférico na forma de N2. Em nosso ecossistema, no entanto,apenas certas bactérias e algas cianofíceas conseguem aproveitar o nitrogênio quando na forma de N2.
As bactérias fixadoras, do gênero Rhizobium, responsáveis pela fixação do nitrogênio, se instalam nas raízes de plantas leguminosas, como a soja por exemplo, onde se desenvolvem e fixam o N2 atmosférico na forma de sais de nitrogênio (NH4+, NO2, NO3), os quais, desta forma, são absorvidos pelasplantas. Ao final deste ciclo, atuam bactéias desnitrificantes, as quais, a partir dos nitratos produzem o nitrogênio livre (N2) que retorna à atmosfera.

2.2 CICLO DO ENXOFRE

O ciclo do enxofre na natureza apresenta diversos estados de oxidação, este ciclo envolve a movimentação do elemento nos diferentes compartimentos do ecossistema.
Na atmosfera a forma predominante é o dióxido deenxofre, que quando em contato com outras moléculas (H2O2, NOx e o próprio vapor d'água) resulta na formação de ácido sulfúrico e juntamente com ácido nítrico formam a chuva ácida. Esses ácidos na atmosfera vêm provocando desequilíbrios nos ecossistemas naturais, além de danos causados nos monumentos históricos. Refinarias de petróleo, indústrias químicas, siderúrgicas e fábricas de cimento emitemdióxido de enxofre. "Nas grandes cidades, por exemplo, cerca de 40% da poluição do ar é proveniente da queima de gasolina e óleo diesel pelos veículos automotores, os quais são, responsáveis pela emissão de monóxido e dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre" (Martins & Andrade, 2002).


2.3 CICLO DO CARBONO

O ciclo do carbono é uma consequência de constantes transformaçõessofridas ao longo do tempo, sendo um ciclo bioquímico de suma importância para sustentação da vida e manutenção do clima terrestre. Os dois processos naturais que fazem com que o carbono circule pelo planeta são a respiração celular e a fotossíntese.
As plantas realizam fotossíntese, retirando o carbono do CO2 para formar matéria orgânica. Esta matéria orgânica é oxidada pelo processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciclos biogeoquimicos
  • ciclos biogeoquimicos
  • Ciclos Biogeoquímicos
  • Ciclos Biogeoquímicos
  • Ciclos biogeoquimicos
  • Ciclo Biogeoquimico
  • Ciclo Biogeoquimico
  • Ciclos Biogeoquímicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!