Ciclos Biogeoquímicos

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS MEDIANEIRA









CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
TURMA Q42


MATHEUS BERTOLDI
VICTOR MUNIZ











MEDIANEIRA, MAIO DE 2014
1 introdução
Os ciclos biogeoquímicos podem ser entendidos como formas naturais que, reciclam diversos elementos em diferentes moléculas do meio ambiente para os organismos e capazes de realizao processo inverso.
Os ciclos biogeoquímicos respeitam o princípio de Lavoisier em que, “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Esses ciclos representam a movimentação natural de elementos químicos essenciais na natureza para a manutenção e reprodução dos seres vivos. Os ciclos biogeoquímicos estão diretamente ligados com os processos geológicos, hidrológicos ebiológicos.
Como os recursos que encontramos na Terra possuem certa durabilidade, ou seja, não são infinitos, esses ciclos são de suma importância para as condições de existência na Terra. Entretanto, a interferência do homem acelera ou reduz o movimento que por sua vez era natural, desequilibrando o ecossistema, causando impactos biológicos. É de extrema importância a compreensão e o acompanhamentodo funcionamento destes ciclos para que se controle e monitore a poluição originaria.

2 CICLO DO CARBONO
O carbono é um elemento encontrado em forma de gás na atmosfera e é muito importante no processo de respiração de seres vivos.
Ele se forma a partir de organismos autotróficos em geral, absorvendo o gás carbônico atmosférico e usando na fotossíntese. Depois desta etapa, o gáscarbônico passa para outro nível trófico, onde os animais herbívoros consomem plantas e absorvem parte do carbono ali presente, metabolizante em forma de açúcar. Depois desse processo o gás carbônico é devolvido para a atmosférica através da respiração ou pela decomposição desses seres. Esse processo ocorre nos oceanos, com as algas, e na superfície, com as plantas.
O ciclo do carbono, entretanto,tem sido desde a Revolução Industrial. Devido à utilização constante de combustíveis que liberam CO2., fazendo com que muito a atmosfera tivesse muito mais gás carbônico do que os seres autótrofos consomem, desequilibrando o ciclo e agravando o Efeito Estufa.
3 CICLO DO NITROGÊNIO
O nitrogênio é parte importantíssima na constituição de proteínas e de ácidos nucléicos, que são essenciais paravários seres vivos.
Este elemento está em abundância no ar atmosférico na forma molecular N2. Essa forma molecular não é de fácil sintetização, fazendo com que poucos organismos, como bactérias e algas, realmente utilizem ele. A grande parte dos organismos obtém esse nutriente na forma de íons amônio e nitrato (NH4+ e NO3-).
Dentre esses organismos que conseguem sintetizar o nitrogêniogasoso, estão algumas bactérias nitrificantes que realizam a conversão do mesmo em nitratos e amônio. Assim, elas disponibilizam esse elemento diretamente para plantas e indiretamente para os animais. As plantas absorvem o nitrogênio e os animais consomem as plantas, absorvendo assim o nitrogênio.
Existem também bactérias fixadoras nas raízes de algumas plantas leguminosas, que realizam umainteração de simbiose com a planta, fornecendo nitrogênio para a mesma. Esse processo é benéfico para o solo, que não empobrece pela perda de nitrogênio.
No mar a fixação do nitrogênio ocorre de forma mais simples pelas algas, mas ainda assim é importante para o ciclo, cedendo grandes quantidades do mesmo par a atmosfera terrestre.
Este ciclo também tem sido afetado pela ação do homem. Segundo umestudo da revista Science (2009), a queima de combustíveis fósseis promove a liberação de grandes quantidades óxidos de nitrogênio para atmosfera, desequilibrando o ciclo, já que as algas e bactérias fixadoras não conseguem consumir todo o nitrogênio.
http://www.ecoagencia.com.br/?open=noticias&id===AUWZEdUVVOHNlRaVXTWJVU
http://www.brasilescola.com/biologia/ciclo-nitrogenio.htm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciclos biogeoquimicos
  • ciclos biogeoquimicos
  • Ciclos Biogeoquímicos
  • Ciclos Biogeoquímicos
  • Ciclos biogeoquimicos
  • Ciclo Biogeoquimico
  • Ciclo Biogeoquimico
  • Ciclos Biogeoquímicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!