Ciclo

Páginas: 47 (11632 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

RÔMULO DA SILVA RODRIGUES

A COMPUTAÇÃO UBÍQUA DENTRO DO PARADIGMA COMPUTACIONAL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 2010

RÔMULO DA SILVA RODRIGUES

A COMPUTAÇÃO UBÍQUA DENTRO DO PARADIGMA COMPUTACIONAL

Monografia apresentada ao curso de Sistemas de Informação na Faculdade do EspíritoSanto, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação. Orientador: Prof.Msc. Ricardo Maroquio Bernardo

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2010

RÔMULO DA SILVA RODRIGUES

A COMPUTAÇÃO UBÍQUA DENTRO DO PARADIGMA COMPUTACIONAL

Monografia apresentada ao curso de Sistemas de Informação na Faculdade do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção do grau deBacharel em Sistemas de Informação.

Aprovado em ___ de dezembro de 2010.

COMISSÃO EXAMINADORA

__________________________________________________

Professor Me. Ricardo Maroquio Bernardo Orientador
__________________________________________________

Prof. Me. Jocimar Fernandes

__________________________________________________

Prof. Me. Ednéa Zandonadi Brambila

À Deus, meuspais e amigos.

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus, por guiar-me nas decisões e colocar em meu caminho excelentes oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Aos meus pais, João Batista Galito Rodrigues e Selma da Silva Rodrigues, meus irmãos Danilo Rodrigues, Douglas Rodrigues e Raphael Rodrigues, que são as pessoas mais importantes em minha vida. Tenho muito aagradecer a elas que são maravilhosas e que sempre me deram força e apoio para meu crescimento, podendo assim alcançar minhas metas.

Ao meu professor orientador, Prof. Msc. Ricardo Maroquio Bernardo e Prof ª Ednéa Zandonadi Brambila, pelos conhecimentos transmitidos, orientação, paciência e atenção a mim dispensada durante o desenvolvimento desse trabalho.

Aos amigos Dr. Rodrigo Albernaz,Prof.ª Carla Elizabeth, Prof.ª Vera e Prof.Jaime Reis, que cederam parte de seu valioso tempo para que eu chegasse até este momento.

Ao Wagner Tanaka Botelho e Sandro Santos de Lima do Instituto Militar de Engenharia (IME), que com seus estudos iniciais nesta área, foi o meu maior incentivo para dar seguimento a este trabalho.

Obrigado amigos, parceiros, colaboradores e professores, peloincentivo e apoio prestados.

“[...] As tecnologias mais profundas e duradouras são aquelas que desaparecem. Elas dissipam se nas coisas do dia a dia até tornarem se indistinguíveis.” Mark Weiser – 1952 a 1999 – Cientista Chefe do Xerox Parc.

RESUMO

Este trabalho, de revisão bibliográfica, visa apresentar as principais definições referentes à computação ubíqua que tende a romper o paradigmacomputacional tradicional. Demonstrar as tecnologias envolvidas e os desafios serem vencidos, apresentar diferentes visões que podem ter de uma tecnologia envolvida nesta desafiadora área emergente de pesquisa, mostrando algumas características e conceitos gerais de ambientes inteligentes. Entre os temas pesquisados encontramse computação ubíqua, computação invisível e ambientes inteligentes. Entreas conclusões encontradas ressalta-se que a computação ubigua busca a superação dos desafios computacionais que surgem e disputam os interesses da comunidade de pesquisa, entre eles, a questão da segurança, privacidade, complexidade de sistemas, integração e interface com usuário.

Palavras-chave: Computação Ubíqua. Computação Invisível. Ambientes Inteligentes

ABSTRACT

This work, aliterature review, aims to present the main definitions related to ubiquitous computing that tends to break the traditional computing paradigm. Demonstrate the technologies involved and the challenges to overcome have different views that may have a challenging technology involved in this emerging area of research, showing some characteristics and general concepts of intelligent environments. Among the...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciclos
  • CICLOS
  • Ciclos
  • Ciclo
  • Ciclo
  • cICLOS
  • CICLOS
  • ciclo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!