CICLO VITAL TRANSTORNOS ALIMENTARES

811 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ÁREA DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL
CURSO DE PSICOLOGIA

CICLO VITAL

Transtornos Alimentares

ALUNOS: Aline, Édina, Michelle, Rhuan, Rosangela e Vitor

Professora: Ligia

Introdução

Neste trabalho, iremos abordar os transtornos alimentares. Tema bastante atual e que vem sendo muito discutido. Hoje em dia, com uma sociedade que cada vez mais usa da imagem para promoção, a busca pelo corpo perfeito, o desejo fixo pela magreza e, junto a isso, uma rotina cada vez mais puxada, gerando uma ansiedade cada vez maior no ser humano, surgem os transtornos alimentares. Dos quais, daremos enfoque em três, cada vez mais comuns e graves, a compulsão alimentar, a anorexia nervosa e a bulimia nervosa.
Abordaremos os três transtornos, focando na adolescência, mostrando o conceito de cada transtorno, formas de tratamento e dados epidemiológicos.

Transtornos Alimentares

Transtornos alimentares são perturbações no comportamento alimentar que podem levar a magreza excessiva ou a obesidade, normalmente desencadeados por fatores:

Biológicos
Psicológicos
Sócio-culturais

Os transtornos alimentares, que tem prevalência em mulheres, mostram-se comuns na adolescência e infância, dentre os fatores de risco, destaca-se a mídia, o ambiente social e familiar. A mídia está associada principalmente à magreza, que prega que o corpo, bonito ou ideal, tem de ser magro. Assim como, também, a questão de uma sociedade cada vez mais ansiosa e depressiva, que acaba afetando na alimentação e, com isso, tem o surgimento de transtornos como a compulsão alimentar. A relação familiar não saudável, onde a família não da o suporte necessário, pode manter ou desencadear o distúrbio, principalmente em situações de anorexia nervosa e bulimia nervosa. Pais demasiadamente exigentes criam pressões psicológicas nos filhos, que pode acarretar no desenvolvimento de complexos de inferioridade, caso não corresponda às

Relacionados