ciclo reprodutivo do mandi pintado: maturação gonadal e perfil hormonal de machos e fêmeas

2609 palavras 11 páginas
3. Introdução

Os peixes pertencem à classe de vertebrados que possuem o maior número de representantes, com mais de 22.000 espécies catalogadas, entre peixes de água doce e salgada (Andrade & Yasui, 2003). Os autores ainda afirmam que isto confere à piscicultura uma imensa gama de espécies com potencial zootécnico, diferindo de outras atividades mais tradicionais, como a suinocultura e avicultura, onde o cultivo fundamenta-se em um número reduzido de espécies.
O gênero Pimelodus é mais rico em diversidade na família Pimelodidae, contendo 26 espécies (Ribeiro & Lucena, 2006). Entre estas, encontra-se o Pimelodus britskii, popularmente conhecido como mandi-pintado, pertencente à ordem dos Siluriformes, que é a quarta dentro do grupo dos vertebrados, é o grupo de peixes mais diversificado e extensamente distribuído a nível mundial, com mais de 2400 espécies descritas (Pinna, 1998). Entre as principais características das espécies desta ordem destacam-se: nadadeira adiposa, presença de um a quatro pares de barbilhões e a ausência de escamas sobre o corpo, sendo revestido por pele espessa, coberto parcial ou totalmente por placas ósseas (Britski et al., 1988; Miranda e Ribeiro, 1997).
O Mandi-pintado (Pimelodus britskii) é endêmico do rio Iguaçu (Garavello & Shibatta, 2007) anteriormente confundida com o Pimelodus ortamanni, uma espécie congênere até o ano de 2007 quando foi descrita por Gavarello e Shibatta. Possui corpo acinzentado nas regiões dorsal e ventral, com manchas pretas arredondadas, uma espécie de porte grande e com um bom índice de captura no baixo rio Iguaçu, Paraná, Brasil, (Baumgartner et al., 2012), e segundo um relatório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2009, este exemplar apresenta hábito alimentar oportunista.
A biologia reprodutiva do Pimelodus britskii é pouco conhecida, é um dos maiores obstáculos para sua reprodução artificial. Existe uma grande dificuldade na obtenção de sêmen nesta espécie, pois apresenta anatomia

Relacionados