Ciclo PDCA

Páginas: 9 (2165 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
Trabalho Administração
Ciclo PDCA Piper Alpha





Ciclo PDCA – Piper Alpha.
A falta de uso do Ciclo PDCA contribuiu na tragédia Piper Alpha; Portanto, vamos realizar a aplicação deste ciclo.



Planejar:
Planejamento da segurança no local
Elaboração de análise de riscos
Planejamento sistemas de gestão de ordens de serviço Integrados
Treinamento de funcionários
Fazer:Selecionar lideres para cada setor
Checar:
Após concluir as fases acima, o projeto deve ser checado e aprovado, para dar inicio às atividades, alguns fatores como por ex: mudanças climáticas, devem ser observados com rigor
Agir:
Após concluir todos os processos, Plan, Do e Check, a obra deve ser iniciada com inúmeros fatores colocados em pauta – empresas prestadoras de serviços, funcionários,projetos administrativos, todos interligados


Após concluído o ciclo PDCA, partir para outra etapa, SDCA


Estratégia:
Nomear líderes dos diversos setores para que analisem a fundo as decisões a serem tomadas.
Tático:
Nomear coordenadores de confiança, que ficarão responsáveis por contratação de mão-de-obra, compra de materiais, contratação de empresas, etc.
Operacional:
Contratação deoperadores, treinando-os para executar o serviço.
Piper Alpha
Piper Alpha era uma plataforma de produção de petróleo do Mar do Norte operada pela Occidental Petroleum Ltd. e Texaco, proprietária de 22% das ações. Uma explosão e o incêndio resultante a destruiu em 6 de julho de 1988, matando 167 pessoas. Somente 62 membros da tripulação sobreviveram.
A instalação
Piper Alpha, uma plataforma degrande porte, estava situada no campo de óleo Piper, aproximadamente 193 km a noroeste de Aberdeen, em águas de 144 m de produndidade. Nos primeiros tempos, produzia também gás de um poço e ultimamente produzia óleo de 2 poços. Era conectada por um oleoduto e um gasoduto ao terminal Flotta, em Orkney e com gasodutos a outras duas instalações.
A instalação consistia em uma torre de perfuração em umlado, uma área de processamento e refino no centro, e alojamentos para sua tripulação no outro lado. Uma vez que Piper Alpha estava mais perto da costa que outras plataformas na área, tinha duas tubulações provenientes destas plataformas conduzindo à sua área de processamento. Esta instalação processava o gás proveniente das outras plataformas mais o petróleo extraído por ela mesma e entãobombeava os produtos para a costa.
O acidente
Dia 06 de julho de 1988, um vazamento de condensado de gás natural que se formou sobre a plataforma incendiou-se, causando uma explosão enorme. A explosão iniciou incêndios secundários no óleo, derretendo a tubulação de chegada de gás. O fornecimento de gás causou uma segunda grande explosão que engolfou toda a plataforma. Afirma-se que o desastre foitão repentino e extremo que uma evacuação tradicional foi impossível, mas há controvérsia a respeito. As pessoas ainda estavam saindo da plataforma após o incêndio e explosão iniciais. O maior problema foi que a maioria do pessoal que tinha autoridade para ordenar a evacuação morreu quando a primeira explosão destruiu a sala de controle.
Alguns cálculos indicam que 20% da produção anual deenergia do Reino Unido foi consumido na explosão e incêndio. Mas isso foi consequência do projeto deficiente da plataforma, a ausência de paredes corta-fogo, e outros fatores. Outro fator importante foi que a plataforma próxima, Tartan, continuou a bombear gás ao núcleo do fogo até que a tubulação interligando ambas as plataformas rompeu-se devido ao calor. Os operadores de Tartan não tinham autoridadepara parar a produção, mesmo vendo ao horizonte que Piper Alpha estava queimando.
A embarcação de suporte Lowland Cavalier reportou a explosão inicial antes das 22h00, e a segunda explosão 22 minutos depois. Quando os helicópteros civis e militares chegaram ao local, as chamas estavam a mais de 100 metros de altura e visíveis a mais de 100 quilômetros (120 km de Maersk Highlander) impedindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo pdca
  • Ciclo PDCA
  • CICLO PDCA
  • Ciclo PDCA
  • CICLO DO PDCA
  • Ciclo PDCA
  • ciclo pdca
  • Ciclo PDCA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!