ciclo nasal

Páginas: 2 (480 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Por Gabriella Porto
O ciclo nasal é como se chama um ritmo natural de congestão e descongestão das cavidades nasais nos seres humanos. É um congestionamento fisiológico da concha nasal, devido àativação seletiva de uma metade do sistema nervoso autônomo pelo hipotálamo. Embora vários aspectos do ciclo nasal tenham sido estudados e discutidos na antiga literatura do Yoga, na literaturaocidental moderna ele foi descrito pela primeira vez pelo médico alemão Richard Kayser em 1895.

ciclo nasalEm 1927 Heetderks citou que a turgescência alternada dos cornetos inferiores em estava presente em80% da população saudável. As conchas em uma fossa se enchem, enquanto o o lado oposto é descongestionada. Este ciclo controlado pelo sistema nervoso autônomo, costumava ter uma duração média de duashoras e meia. Ele ainda observou e documentou que os cornetos da fossa nasal eram preenchidos quando o paciente estava em deitado lateralmente. Alguns estudiosos afirmaram que essa obstruçãoalternada tinha a a finalidade de forçar que uma pessoa trocasse de lado durante o sono. Em pacientes com desvio de septo, a obstrução nasal é intermitente, e a interação do ciclo nasal torna-se evidente, asensação de obstrução se assemelha muito com o congestionamento causado por gripe.

A importância do ciclo nasal torna-se evidente quando consideramos que a função do nariz é para aquecer, umidificare filtrar o ar inspirado. Estas funções de filtragem e de umidificação são dependentes da presença de epitélio respiratório úmido, que contém tanto as células caliciformes produtoras de muco e oscílios, que são pelos microscópicos cobertos com uma camada de muco, à qual as partículas inspiradas colam e são varridas (pelos cílios) para a garganta, onde são engolidas. A presença de duas fossasnasais, ou as câmaras, que funcionam num padrão alternado impedem uma secagem excessiva, crostas e infecções, que são resultados da passagem que está aberta ao fluxo de ar constante, especialmente em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CAVIDADE NASAL
  • Tvt nasal
  • Cavidade nasal
  • Hemorragia nasal
  • Hemorragia nasal
  • Cavidade nasal
  • Sangramento nasal
  • Preparações Nasais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!