CICLO LISOG NICO

310 palavras 2 páginas
CICLO LISOGÊNICO
Uma das principais características dos vírus é o fato de serem parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, eles dependem completamente da maquinaria bioquímica de células vivas para o seu desenvolvimento e reprodução. Isso ocorre porque tais seres não apresentam estrutura celular, o que os impossibilita de realizar suas “funções vitais”. Para tanto, os vírus dispõem de dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico.
No ciclo lisogênico, o vírus que invadiu a célula hospedeira agrega seu material genético ao genoma da mesma. Nesse processo, a presença do parasita não interfere de nenhuma forma no mecanismo celular: toda a sua atividade, desde o metabolismo até a reprodução, ocorre normalmente, assim como numa célula saudável.
Quando a célula hospedeira passa por divisões mitóticas, ela transmite às células-filhas não só o seu genoma, como também, o material genético do vírus que a infectou. Dessa forma, o parasita intracelular “se vale” do processo reprodutivo da célula para se multiplicar e contaminar novas células do organismo vivo, retomando o seu ciclo.
É exatamente por causa desse tipo de reprodução viral que algumas doenças demoram tanto tempo para se manifestarem no organismo. AIDS e herpes são bons exemplos disso: como a célula continua desempenhando suas funções enquanto o vírus está no ciclo lisogênico, o surgimento de qualquer sinal ou sintoma da doença se torna dificílimo. É possível detectar indícios das enfermidades somente quanto o vírus atinge o ciclo lítico, que é a fase em que o vírus se liberta do cromossomo, levando à morte da célula hospedeira, também conhecida como lise celular.
O ciclo lisogênico foi descoberto pelo biólogo e médico francês Andre Michael Lwoff em suas pesquisas com bacteriófagos, um tipo de vírus que infectam e destroem bactérias. Devido às suas pesquisas sobre a atividade celular, A. Lwoff recebeu o prêmio de Fisiologia ou Medicina no ano de 1965.

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas