ciclo hidrologico

Páginas: 7 (1652 palavras) Publicado: 12 de março de 2015
 1-O ciclo hidrológico.

O conjunto de todos os reservatórios de água que existem no planeta forma a hidrosfera. Muito provável, a origem da hidrosfera está associado na condensação do vapor-d água que existia na atmosfera primitiva quando ocorre o esfriamento da superfície da terra, primórdios de sua historia geológica.
Ciclo hidrológico, que é o tempo de residência da água em cada tipode reservatório também varia enormemente: em média, a água permanece dez dias na atmosfera, sob a forma de nuvens ou de chuva, enquanto nos oceanos ela permanece em média 37 mil anos. A maior parte dos cursos fluviais do planeta se renova completamente em 16 dias enquanto geleiras e lençóis freáticos podem levar milhares de ano para derreter.
De toda a água que existe no planeta, cerca de 97,5% ésalgada, ou seja, está nos oceanos, e são pode ser aproveitada para o consumo humano se passar por um processo caro e complexo de dessalinização. As águas doces representam cerca de 2,5% do total, e estão armazenadas a essencialmente nas calotas polares, geleiras e depósitos subterrâneos. Os lagos de água doce e os rios, de onde provém a maior parte da água utilizada para o consumo humano,representam ínfimos 0,3% do estoque global de água doce do planeta.
Em grande parte, o ciclo hidrológico funciona porque os oceanos perdem mais água pela evaporação do que recebem na forma de precipitação. Na atmosfera, o vapor-d água em forma de nuvens se transforma em precipitação, que atingem continentes e oceanos e tanto pode ser sólido (granizo ou neve) como liquido (chuva), depende das condiçõesclimáticas.
Nos continentes, uma parte dês precipitações é devolvida para a atmosfera graças à evaporação que se dá nos reservatórios de água liquida, com rios, mares e lagos, e à transpiração, pela qual a cobertura vegetal perde vapor-d água para a atmosfera. Outra parte escorre para os rios, lagos e mares por meio de drenagem. Um caminho que também pode ser tomado pela água de chuva consiste nainfiltração no solo e na posterior percolação, processo pelo qual a água penetra nas formações rochosas e atinge o lençol subterrâneo. Por fim, a água retorna para os oceanos a partir dos rios.
Em uma área semi árida, como a evaporação tende a ser maior e a infiltração, menor. Áreas florestadas apresentam taxas de transpiração maiores do que regiões recobertas por vegetação rasteira. Nos solosarenosos, a infiltração da água ocorre mais rapidamente, enquanto os solos argilosos retêm a água por um período maior de tempo.
Cerca de 20% de toda a água que escoa no planeta origina-se na bacia amazônica, o que ajuda a explicar a liderança do Brasil entre os países com maior estoque de água doce do mundo.
Os lagos, por sua vez, estão concentrados no hemisfério norte, onde a erosão glacial gerouprofundas depressões na crosta terrestre. O lago Baikal, na Rússia, detém sozinho cerca de um quarto do estoque global de água doce lacustre, enquanto os grandes lagos da América do norte, que forma o maior sistema lacustre do planeta, são responsáveis por outro 27%.

2-As sociedades humanas e a água.

A vida humana sempre teve contato direto com a água, como construções de barragens para aumentaras reservas de água e evitar escoamento, a primeira foi feita no Rio Nilo. Com a era industrial e com a intensificação da constrição de barragens é difícil encontrarmos sistemas de drenagem com características naturais intactas.
Nas áreas urbanas o ciclo hidrológico e muito alterado, quase sem a camada vegetal e com superfícies impermeáveis (asfalto, concreto e etc.). Mesmo com as complexasestruturas de canais artificiais o risco de inundações aumenta e muito. O aumento acelerado de consumo de água, e a grande poluição da mesma fazem com que fique escassa e cada vez mais cara. Mais de 1,5 bilhões de pessoas no mundo depende da água subterrânea acima da capacidade de reposição natural, por isso não tem água garantida para sempre. Os poços de bombeamento de água subterrânea causam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Hidrológico
  • Ciclo Hidrológico
  • Ciclo hidrológico
  • Ciclo hidrológico
  • Ciclo Hidrologico
  • Ciclo hidrológico
  • Ciclo hidrologico
  • Ciclo hidrológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!