Ciclo Hidrol gico trabalho

Páginas: 7 (1715 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
Introdução

Digamos que o ciclo hidrológico é baseado no movimento permanente ou transferencia de massas de água, tanto de um ponto a outro planeta, e entre os diferentes estados: liquído, gasoso, sólido. Isto animado por duas causas, a energia solar e da gravidade. A natureza criou uma espécie de maquina imbativel, regulação e gestao de necessidades de cada um dos seres vivos. Esse circuitofechado perfeito do cilco da água esta agora vazando, ele nao funciona adequadamente. Até agora foi integrado no sistema com outros seres vivos no planeta, mas há alguns anos ele cresceu e se tornou forte. Nesse sentido, é necessário ter um conhecimento basico do ciclo hidrológico, que determina o estado atual dos recursos hidrícos, e da pressão sobre a demanda por ele, dada a sua distribuição espaçoe tempo, a fim de estabelecer as diretrizes a seguir para proteção, e como base para os utilizadores de recursos e planejadores, a considerar a sua utilização e disponibilidade em projetos atuais e futuros.

Ciclo Hidrológico

O ciclo hidrológico de acordo com LIMA (1986) representa o movimento da água no meio físico. Dentro do ciclo hidrológico, a água pode estar no estado gasoso, líquido ousólido, distribuindo-se tanto na subsuperfície e superfície da Terra como na atmosfera. Portanto, a água está em constante circulação, passando de um meio a outro e de um estado físico a outro, sempre mantendo o equilíbrio, sem ganhos ou perdas de massa no sistema (Figura 4). Os processos que permitem esta circulação da água são: evaporação, transpiração, precipitação, escoamento superficial,infiltração e escoamento subterrâneo. A transferência de água da superfície do Globo para a atmosfera, sob a forma de vapor, dá-se por evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor). A quantidade da água mobilizada pela sublimação no ciclo hidrológico é insignificante perante a que é envolvida na evaporação e natranspiração, cujo processo conjunto se designa por evapotranspiração.





Representação esquemática do ciclo hidrológico.

O vapor de água é transportado pela circulação atmosférica, a água condensada dá lugar à formação de nevoeiros e nuvens e a precipitação a partir de ambos. A precipitação pode ocorrer na fase líquida (chuva ou chuvisco) ou nafase sólida (neve, granizo ou saraiva). A água precipitada na fase sólida apresenta-se com estrutura cristalina no caso da neve e com estrutura granular, regular em camadas, no caso do granizo, e irregular, por vezes em agregados de nódulos, que podem atingir a dimensão de uma bola de tênis, no caso da saraiva. A precipitação inclui também a água que passa da atmosfera para o globo terrestre porcondensação do vapor de água (orvalho) ou por congelação daquele vapor (geada) e por intercepção das gotas de água dos nevoeiros (nuvens que tocam no solo ou no mar). A água que precipita nos continentes pode tomar vários destinos. Uma parte é devolvida diretamente à atmosfera por evaporação; a outra origina escoamento à superfície do terreno, escoamento superficial, que se concentra em sulcos,cuja reunião dá lugar aos cursos de água. A parte restante infiltra-se, isto é, penetra no interior do solo, subdividindo-se numa parcela que se acumula na sua parte superior e pode voltar à atmosfera por evapotranspiração e noutra que caminha em profundidade até atingir os lençóis aqüíferos (ou simplesmente aqüíferos) e vai constituir o escoamento subterrâneo. Tanto o escoamento superficial como oescoamento subterrâneo vão alimentar os cursos de água que desaguam nos lagos e nos oceanos, ou vão alimentar diretamente estes últimos. O escoamento superficial constitui uma resposta rápida à precipitação e cessa pouco tempo depois dela. Por seu turno, o escoamento subterrâneo, em especial quando se dá através de meios porosos, ocorre com grande lentidão e continua a alimentar os cursos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Hidrol Gico
  • Ciclo Hidrol Gico Urbano
  • CICLO HIDROL GICO E GERENCIAMENTO INTEGRADO
  • GEST O AMBIENTAL PORTIFOLIO KELLY 4 SEMESTRE CICLO HIDROL GICO
  • 1 Estudos Hidrol gicos
  • Trabalho O M gico de Oz
  • Lixo Tecnol Gico Trabalho
  • TRABALHO Planejamento Estrat Gico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!