Ciclo hidrológico

Páginas: 9 (2129 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA











CICLO HIDROLÓGICO
















PARAUAPEBAS
2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA


ELLEN KÊNIA SARAIVA
FRANCIELLEM THAYUYNA
GREICY DANIELLE FEITOSA
JOYCE CORDEIRO FEITOSA
KÁSSIA CRISTINAFERREIRA



CICLO HIDROLÓGICO



Trabalho apresentado à Universidade Federal Rural da Amazônia, como parte das exigências do curso de graduação em Zootecnia, área de Meteorologia e Climatologia Agrícola, para obtenção da segunda nota de avaliação parcial.





PARAUAPEBAS
2011
1 – INTRODUÇÃO
A água é a substância mais reciclável na natureza e faz parteessencial de todas as formas de vida dos reinos vegetal e animal, encontrando-se por toda a parte na crosta terrestre e na atmosfera (www.ufpel.edu.br, 20/11/11). Sendo a única substância na Terra naturalmente presente nas formas líquida, sólida e gasosa (COLLISCHONN e TASSI, 2008). Somente 3% da água do planeta está disponível como água doce. Destes 3%, cerca de 75% estão congelados nas calotaspolares, em estado sólido, 10% estão confinados nos aqüíferos e, portanto, a disponibilidade dos recursos hídricos no estado líquido é de aproximadamente 15% destes 3% (TUNDISI, 2003).
Em valores totais a água doce existente na Terra e a água que atinge a superfície dos continentes na forma de chuva são suficientes para atender todas as necessidades humanas. No Brasil a disponibilidade de água égrande, porém existem regiões em que há crescentes conflitos em função da quantidade de água, como na região semi-árida do Nordeste. Mesmo no Rio Grande do Sul, onde a disponibilidade de água pode ser considerada alta, ocorrem anos secos em que a vazão de alguns rios não é suficiente para atender as demandas para abastecimento da população e para irrigação, (COLLISCHONN e TASSI, 2008).
Semprehouve grande dependência dos recursos hídricos para o desenvolvimento econômico. A água funciona como fator de desenvolvimento, pois ela é utilizada para inúmeros usos diretamente relacionados com a economia (regional, nacional e internacional). Os usos mais comuns e freqüentes dos recursos hídricos são: água para uso doméstico, irrigação, uso industrial e hidroeletricidade. De 1900 a 2000, o usototal da água no planeta aumentou dez vezes (de 500 km3/ano para aproximadamente 5.000Km3/ano). Os usos múltiplos da água aceleram-se em todas as regiões, continentes e países. Estes usos múltiplos aumentam à medida que as atividades econômicas se diversificam e as necessidades de água aumentam para atingir níveis de sustentação compatíveis com as pressões da sociedade de consumo, a produçãoindustrial e agrícola (www.ufpel.edu.br, 20/11/11).

Durante o processo que chamamos de “Ciclo da água” ou “Ciclo hidrológico” ela passa pelos estados líquido e gasoso de forma que vai sempre se renovando à cada ciclo completo. (www.ufpel.edu.br, 20/11/11). O ciclo hidrológico é o princípio unificador fundamental referente à água no planeta, sua disponibilidade e distribuição. Operando em função daenergia solar que produz evaporação dos oceanos e dos efeitos dos ventos, que transportam vapor d’água acumulado para os continentes (TUNDISI, 2003).

A quantidade de água e a velocidade com que ela circula nas diferentes fases do ciclo hidrológico são influenciadas por diversos fatores como, por exemplo, a cobertura vegetal, altitude, topografia, temperatura, tipo de solo e geologia,(CARVALHO e SILVA, 2006).

2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1- CICLO HIDROLÓGICO

Para (www.ufpel.edu.br, 20/11/11), o ciclo da água começou com um processo chamado de condensação, em que ocorre a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Nesse caso, a água se condensou devido à diminuição de temperatura ocorrida na superfície do planeta, que possibilitou que o vapor de água passasse para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Hidrológico
  • Ciclo Hidrológico
  • Ciclo hidrológico
  • Ciclo hidrológico
  • Ciclo Hidrologico
  • Ciclo hidrologico
  • ciclo hidrologico
  • Ciclo hidrológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!