Ciclo do fosforo

Páginas: 6 (1496 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015

Estefani Luana de Sousa Alves Moreira–528620
Engenharia Ambiental –  Matheus Nicolino Peixoto Henares
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

CICLO DO FÓSFORO

O fósforo é um elemento químico de símbolo P, número atômico 15 e massa atómica igual a 30,973762O é um não metal multivalente pertencente à série química do nitrogênio (grupo 15 ou 5 A) que se encontra na naturezacombinado, formando fosfatos inorgânicos, inclusive nos seres vivos. Não é encontrado no estado nativo porque é muito reativo, oxidando-se espontaneamente em contato com o oxigênio do ar atmosférico. O fósforo é o único macro nutriente que não existe na atmosfera, se não unicamente quando encontrado em forma sólida nas rochas.
É um elemento químico que participa estruturalmente de moléculasfundamentais do metabolismo celular com fosfolipídio, enzimas e ácidos nucleicos. Além disso, ele é o fator limitante para o crescimento das plantas, especialmente as de ambiente aquáticos. Quando encontrado em grande quantidade no meio ambiente ele pode causar serio problemas ambientais.
Apesar da ênfase sobre os ciclos biogeoquímicos do carbono, da agua e do nitrogênio que vivenciamos na vidaacadêmica, eles não são os únicos existentes. O ciclo do fosforo também possui um papel importante na manutenção da vida no planeta.

Mas qual é o principal motivo para incluir o ciclo do fosforo entre os assuntos que mereça nossa atenção?
Atualmente, o fosforo está sendo explorado pelos seres humanos em uma quantidade muito mais o que a sua estava de retorno ao seu ciclo natural, e estimativo indicamum provável colapso nas atuais fontes disponíveis e conhecidas como impactos graves e irreversíveis em diversas áreas.

Como o Ciclo do fosforo acontece?
O fósforo surge nos ecossistemas através da decomposição das rochas pelo fenômeno denominado intemperismo (consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais), sendo posteriormente absorvido pelas plantas.
As plantas sãoconsumidas por animais, que em algum momento se transformam em matéria morta e são incorporados ao solo por bactérias decompositoras. Essas bactérias fazem com que o fosforo volte ao solo através de compostos solúveis em agua, que são arrastados para os rios e mares pelas chuvas.
No mar, o fosforo sedimenta e se transforma em rocha novamente, e pode voltar à terra por meio de processos geológicos oupela ação de aves marinhas, que se alimentam dos peixes marinhos e defecam no solo.

Função do fósforo no organismo humano...
Depois do cálcio o fosforo é o mineral mais encontrado em nosso organismo, estando presente em sua maior concentração em ossos, dentes, porem apresentasse também no sangue e em vários outros órgãos.
Juntamente com outros nutrientes é capaz de realizar varias funções como,a conversão de proteínas de carboidratos e de gorduras em energia, pois ele participa na formação da molécula adenosina trifosfato (ATP) que é a molécula que fornece toda energia vital de nossas células. Também realiza outras funções tais como, participa da transmissão dos impulsos nervoso do cérebro para o corpo, da contração muscular e secreção de hormônios. Outra importância do fosforo é queele constitui também nas moléculas do DNA, está presente em um esqueleto chamado esqueleto de açúcar fosfato, sendo responsável por fazer a ligações fosfodiester que une os nucleotídeos.

Função do fósforo nas plantas...
O fosforo é muito importante para a formação das plantas, pois assim como o nitrogênio e o potássio ele faz parte dos elementos essenciais para a vida delas, ele forma asmoléculas de ATP. Quando em encontrado em seu valor mais baixo das mínimas necessárias, ele é um fator limitante para a realização da fotossíntese e por consequência disso acaba diminuindo a produção primaria.
Definido o ciclo do fosforo, podemos pensar nos problemas que ele pode enfrentar, principalmente em relação a atividades humanas.
Qual exemplo pode encontrar para demostrar o quão impactante é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ciclo do fósforo
  • ciclo do fosforo
  • O ciclo do fósforo
  • Ciclo do Fósforo
  • Ciclo do Fósforo
  • ciclo do enxofre e ciclo do fosforo
  • Ciclo do fósforo
  • Ciclo do fósforo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!