Ciclo do Carbono

Páginas: 24 (5827 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013












O CICLO DO CARBONO










SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3
2O CARBONO ATUALMENTE – OCEANOS, LAGOS E RIOS 8
3RISCOS – GASES ESTUFA, AQUECIMENTO E CAMADA DE OZÔNIO 12
4O CICLO BIOGEOQUÍMICO 16
5O SEQUESTRO DE CARBONO 21
6O MERCADO DE CARBONO 24
7CONCLUSÃO 29
8REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 30

1 INTRODUÇÃO
O carbono é o elemento fundamental naconstituição das moléculas orgânicas. O carbono utilizado primariamente pelos seres vivos está presente no ambiente, combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos.
O carbono passa a fazer parte da biomassa através do processo da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes incorporam o gás carbônico atmosférico,transformando-se em moléculas orgânicas. O ciclo do carbono é o seguinte:
O carbono é absorvido pelas plantas. Uma vez incorporado às moléculas orgânicas dos produtores, poderá seguir dois caminhos: ou será liberado novamente para a atmosfera na forma de C02, como resultado da degradação das moléculas orgânicas no processo respiratório, ou será transferido na forma de moléculas orgânicas aos animaisherbívoros quando estes comerem os produtores (uma parte será transferida para os decompositores que liberarão o carbono novamente para a atmosfera). Os animais, através da respiração, liberam à atmosfera parte do carbono assimilado, na forma de C02. Parte do carbono contido nos herbívoros será transferida para os níveis tróficos seguintes e outra parte caberá aos decompositores e, assim,sucessivamente, até que todo o carbono fixado pela fotossíntese retorne novamente à atmosfera na forma de C02.





Representação esquemática do ciclo do carbono. Todos os seres vivos contêm carbono.



Emissão de Carbono na Atmosfera
O gás carbônico existente na atmosfera é essencialmente originado pelo processo de respiração (79%). Pode ser gerado ainda pela queima de material orgânico ecombustíveis fósseis (gasolina, querosene, óleo diesel, xisto, etc) ou não (álcool, óleos vegetais). Pode ainda ser resultado da atividade vulcânica. Os solos ricos em matéria orgânica em decomposição (pântanos) apresentam grande concentração de C02.
O gás carbônico presente na atmosfera é importante componente do efeito estufa, um fenômeno atmosférico natural, que ocorre porque gases como o gáscarbônico (C02), vapor de água (H20), metano (CH4), ozônio (03) e óxido nitroso (N20) são transparentes e deixam passar a luz solar em direção à superfície da Terra.
O C02, segundo gás em importância, tem causado polêmica quanto à quantidade emitida e principais locais e fontes de emissão, além da necessidade de controle de emissões.
O Carbono (C) é o quarto elemento mais abundante no Universo, depoisdo Hidrogênio (H), Hélio (He) e o Oxigênio (O), e é o pilar da vida como a conhecemos.
Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgânica, presentes nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas.
No planeta Terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoquímico. Este ciclo pode serdividido em dois tipos: o ciclo "lento” ou geológico, e o ciclo "rápido" ou biológico.
Ciclo do carbono
O carbono é um elemento fundamental na formação de proteínas, carboidratos e lipídios, responsáveis por um terço do nosso peso corporal. Na Terra, uma grande quantidade de carbono está armazenada nas rochas sedimentares, na forma de carbonato de cálcio e magnésio ou de combustível fóssil (petróleoe carvão). Nossa atividade industrial tem introduzido carbono dessas fontes em seu ciclo natural. A queima de combustíveis fósseis e de matéria orgânica produz monóxido de carbono (CO), gás extremamente perigoso porque, além de ser dificilmente perceptível - é inodoro e incolor -, reage com a hemoglobina do sangue formando um composto estável. Desse modo, a hemoglobina não consegue mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo do carbono
  • ciclo do carbono
  • Ciclo do Carbono
  • Ciclo do carbono
  • Ciclo do Carbono
  • Ciclo do Carbono
  • CICLO DO CARBONO
  • Ciclo do carbono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!