Ciclo do ácido citrico

Páginas: 9 (2135 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
É uma rota central para a recuperação de energia a partir de vários combustíveis metabólicos, incluindo os carboidratos, os ácidos graxos e os aminoácidos. É também conhecido como CICLO DE KREBS CICLO DOS ÁCIDOS TRICARBOXÍLICOS (TCA – tricarboxilic acid)

CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
Função: é a via final comum de oxidação dos carboidratos, dos lipídios e das proteínas. Istoocorre desde que a glicose, os ácidos graxos e muitos aminoácidos sejam metabolizados à acetil-CoA ou a intermediários do ciclo. Desempenha função primordial na gliconeogênese, na transaminação, na desaminação e na lipogênese.

CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
Foi totalmente elucidado em 1937 por Hans Krebs, e constitui um das mais importantes realizações da química metabólica. O fígado, é o principalórgão envolvido em muitos processos, como a gliconeogênese, a transaminação, a desaminação e a lipogênese. Assim, estados patológicos como a hepatite aguda e a cirrose, que comprometem o funcionamento de grande número de células hepáticas, quando estas são danificadas ou substituídas por tecido conectivo, comprometem o funcionamento desta rota metabólica.

CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
Poucasanormalidades genéticas relativas às enzimas do ciclo de Krebs têm sido relatadas no homem, desde que estas anomalias são, presumivelmente, incompatíveis com o desenvolvimento normal.

CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
VISÃO GERAL do metabolismo oxidativo dos combustíveis orgânicos. Grupos acetila derivados de carboidratos, aminoácidos e ácidos graxos integram-se ao ciclo do ácido cítrico, onde são oxidados aCO2.

Aspectos Gerais
1 - Na rota circular, os grupos acetila são oxidados a partir de várias fontes, não somente a partir do piruvato. Como essa via é a principal responsável pela oxidação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos, o ciclo do ácido cítrico é, muitas vezes, considerado o centro do metabolismo celular.

Aspectos Gerais
2 – A reação resultante do ciclo do ácido cítrico é:Acetil-CoA + 3NAD+ + FAD + GDP + Pi + 3H2O 3NADH + FADH2 + CoA-SH + GTP + 3CO2

O oxalacetato consumido na primeira etapa do ciclo é regenerado na última etapa. Dessa forma, o ciclo do ácido cítrico atua como um catalisador de múltiplas etapas que pode oxidar um número ilimitado de grupos acetila.

Aspectos Gerais
3 – Em eucariotos, todas as enzimas do ciclo do ácido cítrico estão localizadasna mitocôndria; desse modo, todos os substratos, incluindo o NAD+ e o GDP, devem ser produzidos na mitocôndria ou transportados do citosol para dentro dela. Da mesma forma, todos os produtos do ciclo devem ser consumidos na mitocôndria ou transportados para o citosol.

Aspectos Gerais
4 – Os átomos de carbono das duas moléculas de CO2 produzidos a cada volta do ciclo não são os dois carbonosdo grupo acetila que começam tal ciclo. Os átomos de carbono do acetila são perdidos em voltas subseqüentes. Entretanto, o efeito resultante de cada volta do ciclo é a oxidação de um grupo acetila e a formação de 2 CO2.

Aspectos Gerais
5 – Os intermediários do ciclo do ácido cítrico são precursores da biossíntese de outros compostos, por exemplo, o oxaloacetato para a gliconeogênese. Aspectos Gerais
6 – A oxidação de um grupo acetila a duas necessita da moléculas de CO2 transferência de quatro pares de elétrons. A redução de 3 NAD+ para 3 NADH é responsável por três pares de elétrons; a redução do FAD para FADH2 carreia o quarto par. Boa parte da energia livre da oxidação do grupo acetila é conservada nessas coenzimas reduzidas. A energia é também recuperada com GTP (ou ATP). A reação do piruvato acetil-CoA fornece o substrato para o ciclo via metabolismo dos carboidratos, mas não é considerada como parte do ciclo.

CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
O produto final da glicólise sob condições anaeróbicas é o lactato ou o etanol. Entretanto, sob condições aeróbicas, quando o NADH produzido pela glicólise for reoxidado na mitocôndria, o produto final é o piruvato. Uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Do Acido Citrico
  • Ciclo do acido cítrico
  • Ciclo do ácido cítrico
  • ciclo do ácido cítrico
  • ciclo acido citrico
  • Ciclo do Ácido Cítrico (Ciclo de Krebs)
  • Acido citrico
  • DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO CÍTRICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!