Ciclo da madeira Carazinhense

614 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE HISTÓRIA

CICLO DA MADEIRA CARAZINHENSE (1920- 1940): O PROGRESSO DO EXTRATIVISMO.

Disciplina: História do Rio Grande do Sul Imperial

Professor: Luiz Carlos Golin

Acadêmico: Paulo Ricardo Schmidt

Passo Fundo, junho de 2013
Ciclo da madeira Carazinhense (1920- 1940): O progresso do extrativismo.

Aqui pretende-se fazer uma análise, com base nos dados levantados, a cerca dos anos de 1920 aos 1940 na cidade de Carazinho – RS. Esse foi período no qual a cidade passou por um ciclo chamado “ciclo da madeira”, onde após sua emancipação, a extração da madeira de pinho foi a principal fonte econômica da cidade neste período. Os aspectos que aqui se pretende observar são as transformações econômicas e ambientais que a cidade sofreu devido à exploração predatória da madeira.
Aqui serão expostas as principais ideias encontradas nas fontes e nas literaturas analisadas em referência ao período chamado ciclo da madeira, ciclo que teve início nos anos de 1920 e foi até 1940, tendo seu ápice exportador na década de 1930, na cidade de Carazinho.
Começamos no capítulo 2 do livro da autora Silvana Moura, neste breve capítulo encontra-se um panorama geral da história de Carazinho, ali se encontra um tópico referente especificamente ao ciclo da madeira, deste modo foi possível ter como base um breve entendimento sobre o período a ser tratado, pois essa fase da economia carazinhense é muito pouco detalhada por carecer de fontes e por pouca procura como pesquisa. Em seu livro Políticas públicas e rede de transporte no norte rio-grandense(1889 – 1955) da autora Jussara Jacomelli se encontra um estudo sobre a organização espacial da região norte do estado, a rede de transportes, a construção das ferrovias e a distribuição do trabalho, com esse estudo foi possível compreender a política do estado brasileiro em relação a região sul. Com base nas fontes encontradas nos

Relacionados

  • Plano Ambiental
    23191 palavras | 93 páginas
  • Direito Agrário
    74778 palavras | 300 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas