Ciclo da Borraca

1053 palavras 5 páginas
Introdução
O principal fator, que fez a Amazônia evoluir sócia e economicamente, foi a extração de látex para a produção de borracha, tal fator promoveu mudanças jamais vistas no Brasil. E, são essas mudanças, além de características sobre o tipo de extrativismo dessa atividade, que iremos abordar neste trabalho.
Toda a riqueza da Amazônia, praticamente, fora gerada pelo primeiro ciclo da borracha, que será o foco essencial a ser tratado aqui.

Desenvolvimento

Extrativismo é a atividade de extrair da natureza os recursos que está à disposição do homem sejam estes produtos de origem vegetal. É considerada a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. O extrativismo é praticado mundialmente através dos tempos por todas as sociedades.
O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 a 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945 durante a II Guerra Mundial (1939-1945).
O ciclo da borracha foi um momento importante da história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração de látex e comercialização da borracha. Teve o seu centro na região amazônica, e proporcionou expansão da colonização, atração de riqueza, transformações culturais e sociais, e grande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje capitais e maiores centros de seus respectivos estados, Amazonas, Rondônia e Pará.
Na primeira década do século XX, o Brasil tornou-se o maior produtor e exportador mundial de borracha. Em 1910, por exemplo, chegou a exportar, aproximadamente, 40 mil toneladas do produto.
Seringueiros ainda utilizavam um método primitivo de extrair a borracha crua do látex, secando a seiva na fumaça de uma fogueira. O material, assim, ganhava elasticidade e resistência. Para extrair o látex da seringueira, faz-se um corte cuidadoso no tronco dessa árvore, por onde a seiva branca e leitosa flui.
O Brasil passou a exportar toneladas de borracha, principalmente para as fábricas de automóveis

Relacionados

  • O ecletismo no pará
    1450 palavras | 6 páginas
  • pim 2 economia e mercado matematica aplicada e comunicação empresarial
    7494 palavras | 30 páginas
  • Ppra
    5970 palavras | 24 páginas
  • Formação de verbos
    62026 palavras | 249 páginas