Ciclo da água

Páginas: 7 (1740 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Manejo Agroecológico de Plantas

Tema: Tomate



INTRODUÇÃO

O processamento de tomate é um dos segmentos mais importantes da agroindústria brasileira. Dos 60 mil hectares de tomateiro cultivados, cerca de 40% são destinados a indústria. O valor global de mercado foi de US$800 milhões na virada do milênio. O tomate é a hortaliça com maior volume de comercialização no Brasil – 3 milhões detoneladas/ano. As principais áreas de produção encontram-se nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Um fator limitante no cultivo do tomateiro são as doenças viróticas, principalmente, devido à dificuldade de controle. A família Geminiviridae possui alguns dos fitovírus de maior importância econômica no Brasil e no mundo. Os geminivírus são considerados vírus emergentes devido ao aumento daincidência e severidade das doenças por eles causadas nas últimas décadas, o que parece estar mais relacionado à explosão populacional de seus respectivos insetos vetores do que ao vírus propriamente dito. De maneira geral, a ação dos vírus apresenta como sintomas característicos o amarelecimento total da planta, nanismo acentuado e severo enrugamento das folhas terminais das plantas, podendoocasionar perdas totais na produção. Considerando-se o alto grau de severidade de doenças causado por esses vírus, a relativa inexistência de fontes naturais de resistência no Brasil, a ampla gama de hospedeiros (plantas daninhas, silvestres e ornamentais) e a pouca informação referente às espécies encontradas no país, essa é, atualmente, a principal doença que afeta os tomateiros nas regiõesprodutoras para processamento industrial. O RAPD (“Random Amplified Polymorphic DNA”) é uma técnica derivada da PCR que utiliza primers mais curtos e de sequencia arbitrária na reação de amplificação, eliminando a necessidade do conhecimento prévio da sequencia. É uma técnica muito utilizada para a identificação de marcadores moleculares ligados à resistência a bactérias, fungos, vírus, entre outrasaplicações. Este trabalho teve como objetivo distinguir, fazendo uso do RAPD, cultivares resistentes de cultivares suscetíveis a geminiviroses, gerando um padrão de bandas específico para cada grupo.

HISTÓRICO
* Nome Científico: Solanum lycopersicum.
* Sinonímia: Lycopersicon lycopersicum, Lycopersicon esculentum, Solanum lycopersicon, Solanum esculentum, Lycopersicum esculentum.* Nome Popular: Tomate, Tomateiro.
* Família: Solanaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: América Central e América do Sul
* Ciclo de Vida: Anual

Ele pertence à família Solanaceae, a mesma do pimentão, jiló, berinjela e batata, mas diferente do que muitos pensam não se trata de uma hortaliça. O tomate é, na verdade, um fruto gerado a partir da fecundação da flor dotomateiro (Lycopersicon esculentum). Dependendo da variedade, o tomate apresenta vários tamanhos e formatos.
Quando maduro, o tomate é vermelho graças à farta quantidade de licopeno, substância que combate os radicais livres por meio de sua ação antioxidante. Além disso, previne o câncer de próstata, ovário e mama, reduz o colesterol e ajuda na defesa do organismo contra infecções.
|
Há tambémfrutos que apresentam cor alaranjada e contam com boa presença de beta-caroteno, precursor da vitamina A. O tomate ainda possui vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo e potássio.
Apesar de ser originário da região dos Andes, da faixa de terras que vai do norte do Chile até a Colômbia, o tomateiro foi inicialmente cultivado no México. Antes considerado venenoso, por muito tempo o tomate foiutilizado pelos europeus como planta ornamental. Apenas no século 19, seu consumo tornou-se difundido. Atualmente, está presente em várias receitas culinárias no mundo todo.

BOTÂNICA
Raizame: sistema radicular vigoroso com raiz axial que se desenvolve até atingir
uma profundidade de 50 cm ou mais. A raiz principal produz um denso
conjunto de raízes laterais e adventícias.

Caule: o seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Hidrológico (Ciclo da Água)
  • Ciclo da água
  • Ciclo da agua
  • Ciclo da água
  • Ciclo da Agua
  • Ciclo da água
  • ciclo da agua
  • Ciclo Da Água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!