cicero

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 27 de dezembro de 2014
Cicero o grande orador
Marco Túlio Cícero, (nasceu, 3 de Janeiro de 106 a.C.),em uma cidade numa colina, 100 quilómetros a sul de Roma. Por isso, ainda que fosse um grande mestre de retórica ecomposição Latina, Cícero não era "Romano" no sentido tradicional, e sempre se sentiu envergonhado disto durante toda a sua vida.
foi um grande filósofo, orador, escritor, advogado e político romano.Cícero é normalmente visto como sendo uma das mentes mais versáteis da Roma antiga e também um dos maiores autores de prosa do período.
Foi ele quem apresentou aos Romanos as escolas da filosofia gregae criou um vocabulário filosófico em Latim, distinguindo-se como um linguista, tradutor, e filósofo.
 Um orador impressionante e um advogado de sucesso, Cícero provavelmente pensava que a suacarreira política era a sua maior façanha. Hoje em dia, ele é apreciado principalmente pelo seu humanismo e trabalhos filosóficos e políticos. 
Seu primeiro caso como advogado foi em 80 a.C., quandodefendeu Sextio Róscio, acusado pelo ditador Silo, de ter praticado parricídio( O parricídio consiste no ato de uma pessoa matar seu próprio pai). Vitorioso, escapou de um provável retalhação de Sila fugindopara Grécia, onde se dedicou ao estudo da Filosofia e da oratória.
Cícero participou de grandes eventos da história política de Roma, como as guerras civis e a ditadura de Júlio César, tornou-se umdos homens mais importantes de Roma ao lado de Marco Antônio. Cícero, o porta voz do Senado e Marco Antônio, cônsul.
As desavenças entre os dois eram contantes. Cícero atacou Marco Antônio, colocandocontra esse os membros do senado. Marco Antônio organizou uma marcha para prender Cícero. No dia 7 de dezembro de 43 a.C., Cícero acabou sendo capturado e assassinado. Sua cabeça e mãos foramdecepadas e expostas ao povo.
Como filósofo, Cícero escreveu grande parte de seus trabalhos entre 45 e 44 a.C. Alguns são anteriores a esse período, como: "Sobre a República" e "Sobre as Leis”. Outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CICERO
  • Cícero
  • Cicero
  • Cícero
  • Cícero
  • Padre cicero
  • A vida de cícero
  • texto cicero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!