Ciberdebate - André Lemos

346 palavras 2 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Comunicação e Gestão – CCG
Curso de Publicidade e Propaganda
DISCIPLINA DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO II
Alessandra Oliveira

Ciberdebate com André Lemos

Jairo Girão Machado Filho
0810498-X

Fortaleza – Ceará
Abril, 2014

Na sexta feira, 25 de abril de 2014 o Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza recebeu um convidado mais que especial, André Lemos. Engenheiro, Mestre em Política de Ciência e Tecnologia e Doutor em Sociologia. Atua na área de comunicação e sociologia, dando ênfase em cultura digital ou cibercultura. Tem 13 livros publicados e muitos artigos em revistas de qualidade nas áreas de comunicação e sociologia, nacionais e internacionais.
André falou bastante sobre a teoria ator-rede, que diz que não só os humanos comunicam-se, as coisas também comunicam-se, o que acaba fazendo com que os humanos comuniquem-se com as coisas. Diz também que as coisas nos fazem fazer coisas e fazemos coisas fazerem coisas para nós.
Nos tempos modernos (hoje), objetos inteligentes, computadores, smart phones, dentre outras coisas, nos fazem fazer muitas coisas, provocando uma mudança de comportamento no nosso dia a dia. Essas coisas nos fazem abranger várias atividades ao mesmo tempo com facilidade e proximidade, como também nos faz não deixar as coisas para depois, nos induz ao aqui e agora. A verdade é que não vivemos sem a facilidade que eles nos proporcionam, afinal, estão ao nosso lado desde o ato de acordar até o de dormir.
André também nos deu vários exemplos das máquinas interagindo. Temos o carro se comunicando com o celular, a xícara vazia pedindo mais café para a cafeteira, a árvore falando sobre a situação ambiental, o lixo mostrando se ele foi jogado ou não onde deveria, remédios avisando ao paciente a hora de tomar, dentre muitas outras coisas. A cada dia que passa as coisas estão mais inteligentes e com o passar dos anos a lista de objetos

Relacionados

  • Economia e política
    298 palavras | 2 páginas