Ci Ncias Sociais Cc3

643 palavras 3 páginas
Ciências Sociais :
CC3:
Questão discursiva:
Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:
Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles.
O autor fez as seguintes observações no seu diário:
"Frequentemente me pergunto que vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo. Onde nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui ... Nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamente falando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação.
(i) Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa? A observação participante é o método mais amplamente utilizado na pesquisa antropológica, e é por vezes referido como o mergulho. A observação participante normalmente envolve o pesquisador participar na cultura, subcultura, ou da comunidade em estudo e fazer observações a partir do interior. A vantagem deste método é que os pesquisadores foram capazes de observar em primeira mão as interações humanas que desejam estudar. O risco é que a objetividade de um determinado pesquisador pode ser comprometida pelas relações formadas com membros da comunidade.

O autor utilizou o método da observação participante, passando um período em mergulho cultural. Participando e observando a comunidade , objeto de seu estudo. Notando assim as diferenças culturais, costumes, crenças, e fazendo parte dela , durante todo o processo de pesquisa antropológica.
(ii) Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por
Franz Boas.
O relativismo cultural - é um método de se observar sistemas culturais, sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, ou seja, realizar a observação sem usar nenhum meio ou parâmetro pré concebido pela

Relacionados

  • Estudo de esteriótipos
    27018 palavras | 109 páginas