CI NCIAS HUMANAS E SOCIAS

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015

RENAN WILLIAM BRITO 1E

1) Qual a proposta do Positivismo (ou Ciência Positiva) criado por Auguste Comte?
R- O Positivismo vem da palavra afirmo, ou seja, eu não tenhodúvida do que afirmo. 
Para Comte a humanidade passou por um estágio evolutivo que ele chama da lei dos três estados. 
O primeiro estado é o Teológico, pois as pessoas durante o período medieval eramcrianças segundo ele, pois acreditava em um Deus criador que tinha feito tudo. Ou seja, através da crença em Deus respondia as três questões fundamentais da filosofia existencial. Quem sou? De onde vim?Para onde vou? 
O segundo Estado que demostra a adolescência da humanidade é o que ele chama de metafísica. Que consiste que aquelas três perguntas existências não era mais respondida pela religião, masagora pelos grandes sistemas filosóficos como o Res Cogito de Descartes, a filosofia de Spinosa entre outros. 
E o terceiro, a humanidade chega a maturidade que o século XIX vivido na Europa onde seacredita agora somente ciência, pois ela é que a deusa que responde todas as questões humana.
2) De acordo com Émile Durkheim o que são os Fatos Sociais e quais as características que os definem?Explique e exemplifique.
R- Os fatos sócias tem três características que são elas:
A coerção social, que obriga os indivíduos a conformarem-se às regras impostas pela sociedade onde vivem, não havendo,contudo, à vontade ou escolha dos indivíduos.
Quando aceita determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis. A coerção é constatada pelas sanções que serãoimpostas ao indivíduo, caso ele venha a se rebelar. Essas sanções, em princípio, são espontâneas, para desvios leves, provenientes de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade àqual o indivíduo pertence. Desvios considerados graves sofrem coerção através da punição (peso das leis). Essas regras são transmitidas através da educação, seja ela formal ou informal. 
Em nossa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Ci ncias Socias
  • Faculdade De Ci Ncias Humanas
  • CENTRO DE CI NCIAS HUMANAS
  • As ci ncias humanas
  • Economia Uma Ci Ncia Humana
  • FACULDADE DE CI NCIAS HUMANAS ESUDA
  • 01 Ci ncias Humanas e suas Tecnologias
  • A linguagem humana do mito ci ncia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!