Ci Ncia E Arete Para S Crates

812 palavras 4 páginas
Ciência e Arete para Sócrates
Nascido na cidade de Atenas em 469 a.C, o filósofo Sócrates foi bem mais que um simples pesquisador. Ele foi um dos mais importantes filósofos da história que deixou seu legado para ser estudado e compreendido por todos e para que se tenha uma boa compreensão de mundo, além de se praticar a atitude filosófica. Praticamente, tudo que se sabe a respeito dele vem dos escritos de Platão, que foi seu discípulo e, por isso, não é uma fonte muito confiável. Durante sua vida, Sócrates desenvolveu uma série de pesquisas de suma importância para a filosofia como:
Relação à visão do mundo interior
Espiritualidade
Virtude (Arete)
Relação à visão do mundo interior
Sócrates revolucionou o ato de questionamento, seus valores, verdades e fundamentos ao alterar radicalmente o uso da razão e o objeto de investigação filosófica. Onde antes ocorria o estudo da natureza, ele decidiu que, em vez de continuarem debatendo sobre a origem e transformação do universo e todas as coisas que nele havia, os homens fariam melhor se procurassem em si mesmos, a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela.
O princípio de ação dele ficou conhecido como dialética e era inédito até então. Inicialmente, pedia a seu interlocutor que discorresse sobre um assunto qualquer como a justiça e em seguida, a partir dos pensamentos mal formulados e expressos, Sócrates ia fragmentando os argumentos um por um, de modo que seu oponente ficava constantemente sem respostas. Aparentemente, os métodos de pensamento de Sócrates não eram muito bem aceitos pelos cidadãos de Atenas, pois seu modelo de argumentar envolvia algumas características que soavam como ironia entre seus concidadãos. Além disso, suas opiniões políticas enfureciam muita gente. Para ele, a grande confusão que dominava o mundo humano baseava-se no fato de que as pessoas, mesmo os ditos sábios, não raciocinavam com os devidos cuidados sobre si mesmos, suas opiniões, valores e ações, tomando

Relacionados

  • Burnet J A Aurora Da Filosofia Grega
    161741 palavras | 647 páginas