Ci ncia dos Materiais Lisete lista 1 2 3 respostas incompleto

1563 palavras 7 páginas
NÃO ESTÁ COMPLETA!
RESPOSTAS LISTA 1
1) A estrutura de um material irá definir as suas propriedades, que do interesse da engenharia podemos citar basicamente as propriedades mecânicas, elétrica, térmicas, magnéticas, óticas e deteriorativas. Já o processamento de determinado material irá definir sua estrutura, materiais de mesma composição química com estruturas diferentes possuem propriedades diferentes. Exemplos: carbono, carvão, grafite, diamante, óxido de alumínio. O desempenho de um determinado material portanto, depende dos três fatores estrutura, propriedade e processamento. Logo ESTRUTURA, PROPRIEDADES, PROCESSAMENTO e
DESEMPENHO estão diretamente inter-relacionadas. Esquematicamente conforme figura abaixo.

2) Como todas as propriedades dos materiais são definidas pela sua estrutura. Um processo de fabricação diferente de outro para um mesmo material implicará em estruturas diferentes consequentemente propriedades diferentes.
3) As propriedades de superfície são relacionadas ao comportamento dela com o meio; resistência ao desgaste (abrasão); corrosão, o aspecto da matéria. Por exemplo, os materiais usados em prótese não podem ter reações com o corpo humano, denominados de materiais biocompatíveis. Já as propriedades de corpo são propriedades elétricas, magnéticas e térmicas. Intrínsecas ao material.
4) Quanto às propriedades físicas temos materiais duros (resistentes ao risco e a abrasão), frágeis (que se quebram devido a esforços), dúcteis (que podem ser laminados ou fabricarem fios. Dentro das propriedades físicas é de suma importância suas propriedades eletromagnéticas e térmicas como condutibilidade elétrica, condutibilidade térmica, eletromagnéticas e ópticas.
As propriedades químicas mais significativas são quanto a deterioração, é importante em estruturas civis, materiais que resistam ao tempo, normalmente a ação de oxidação e ao caráter ácido das chuvas. Outro exemplo de materiais

específicos se dá em perfuração de rocha, onde atualmente se

Relacionados