Ciúmes

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
CIÚMES
* Neurocientistas, psicólogos e neurologistas, tentaram medições fisiológicas para o ciúme. Começaram medindo a freqüência cardíaca em situações imaginárias de infidelidade. O resultado foi um aumento no batimento quando imaginavam suas parceiras tendo relações sexuais com outras pessoas. As mulheres mostraram-se mais perturbadas ao imaginar o parceiro apaixonado por outra mulher. Noentanto, como os indivíduos estavam apenas imaginando uma traição, os testes não mostraram uma fidelidade científica.
* Primeiramente... O ciúme pode se tornar uma patologia, mas nesse caso, está relacionado a transtornos de personalidade e depressão, entre outros. Esse é um assunto muito estudado em psiquiatria. O ciúme pode ser baseado em uma certeza, ou em mera fantasia. Pode levar umapessoa ao delírio. Ela se torna um detetive na vida do companheiro, na tentativa de aliviar sentimentos, mas não adianta. Há o caso de uma paciente portadora de Ciúme Patológico que marcava o pênis do marido assinando-o no início do dia com uma caneta e verificava a marca desse sinal no final do dia (Wright, 1994). Mais absurda ainda é a história de outro paciente, com ciúme obsessivo, que chegava aexaminar as fezes da namorada, procurando possíveis restos de bilhetes engolidos (Torres, 1999). Os portadores de Ciúme Patológico comumente realizam visitas ou telefonemas de surpresa em casa ou no trabalho para confirmar suas suspeitas. Em diversas situações o ciumento experimenta descontrole emocional: antigos fantasmas o assombram, levando-o a confundir situações atuais com traumas vividos ouimaginados.
* É muito difícil para o profissional estabelecer um limite entre o sentimento fisiológico (normal) e o patológico. A literatura define o ciúme normal como um sentimento transitório, em momentos específicos, baseado em fatos concretos. Já as manifestações patológicas aparecem como preocupações excessivas e infundadas, não necessariamente num contexto de relação amorosa ecaracteriza-se com sintomas de quadros como transtornos de personalidade, alcoolismo, depressão e obsessão. O amor patológico é predominante em mulheres e se caracteriza pela excessiva desconfiança e possessividade e inclui atitudes egoístas, impulsivas e violentas.
* O ciúme geralmente está relacionado ao amor! Na psicanálise observamos o caso em que Freud descreve como transferência a situação em queviveu: recém saído da faculdade de medicina, ele conhece o doutor Breuer Pappenheim que apaixona-se por sua paciente Anna O. Ela também apaixona-se por Breuer. No entanto, a esposa de Breuer, com ciúmes, exige que Breuer pare de atendê-la, indicando o doutor Sigmund Freud, pelo qual a paciente apaixona-se novamente. A síndrome de Otelo é descrita como a realização do homicídio pelo marido quesuspeita da traição de sua mulher. Após cometer o assassinato, suicida-se.
* O ciúme é um sofrimento psíquico que anuncia quando a situação passa a causar mal-estar intenso, repetindo-se de forma obsessiva (invasão de pensamentos) e compulsiva (perda do controle sobre suas ações), até comprometer aspectos da vida pessoal. Em algumas sociedades o ciúme é considerado uma "prova de amor", não sendopossível amar alguém sem que junto venha o sentimento do ciúme. Há pessoas que tentam despertar o interesse do parceiro deixando-o enciumado.
* Lísias escreveu um discurso onde defende: é mais conveniente para o ser humano, ter uma relação com alguém que não o ama do que com alguém que o ama. Por quê? Este último quer o amado só para si, não quer que ele pareça belo para os outros e acaba porprejudicá-lo.
* Sócrates contrapõe elogiando a paixão, pois em determinadas situações, ela nos leva a fazer coisas melhores do que simplesmente contidos na razão. Quanto ao ciúme, contido na paixão, Sócrates considera-o dominável.
* Para Freud existem três tipos de ciúme:
1) o mais comum é aquele onde há concorrência com a rival. Neste caso, “o ciúme tem as suas raízes mais no egoísmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciumes
  • CIÚMES
  • Ciúme
  • Ciume
  • Ciumes
  • Ciumes
  • Ciúmes
  • Ciúme.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!