Ciências

Páginas: 4 (838 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Força adesiva de uma lagartixa único pé de cabelo
Lagartixas são excepcionais em sua capacidade de subir rapidamente até lisas superfícies verticais1-3. Microscopia mostrou que um pé de lagartixatem cerca de 500.000 pêlos ou cerdas ceratinosos. Cada cerda 30 ± 130 milímetros longo é apenas um décimo do diâmetro de um fio de cabelo humano e contém centenas de projeções de terminação em 0,2 ±0,5 mm de estrutura em forma de espátula2,4. Depois de quase um século de anatômica
descrição, aqui relatamos as primeiras medições diretas de força cerda única usando um sistema electromecânicobidimensional de micro-sensor de força e um fio como um medidor de força. Medições revelaram que a cerda é 10 vezes mais eficaz na aderência do que o previsto a partir de estimativas máximas em animaisinteiros. Os valores da força adesiva suportam a hipótese de que a cerda operam individuo por forças de van der Waals8,9. Comportamento peculiar da lagartixa de pé de ondulação e descamação nos levoua descobrir dois aspectos da função cerdas que aumentam sua eficácia. A orientação macroscópica original e o pré-carregamento da cerda a força de apego aumentou 600 vezes acima do de atrito namedições do material. Cerdas adequadamente orientado reduz as forças necessárias para descascar o dedo do pé, basta retirar acima de um ângulo crítico com o substrato.
O pé de uma lagartixa Tokay (Gekkogecko) tem cerca de 5.000 mm -² cerdas e pode produzir 10N de força adesiva com cerca de 100 mm ² de área da almofada10(fig .1 a-d). Portanto, cada cerda deve produzir uma força média de 20 uN e umatensão média de 0,1 N mm-² ( ~ 1 atm). As magnitudes reais poderia ser maior, já que é improvável que todos cerdas aderir produção de força simultaneamente. Nós medimos a produção de força pela cerdaúnica e isolada, durante anexo usando um microcontrolado, duplo eixo cantilever, piezoresistivo (fig. 1e).
Para determinar como a força deve ser medida Setal, considerou o comportamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • CIENCIAS
  • ciencias
  • ciencias
  • Ciencias
  • Ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!