Ciências

Páginas: 3 (576 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
- Quantificação do teor alcoólico na gasolina

A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 10 átomos de carbono. Uma das propriedadesmais importantes da gasolina é a octanagem. A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação, ou sua capacidade de resistir às exigências do motor sem entrar em auto-ignição antes domomento programado. A detonação (conhecida como "batida de pino") leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor.
O álcool etílico, umas das substâncias adicionadas à gasolina, temvital papel na sua combustão, pois sua função é aumentar a octanagem. Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO. A porcentagem de álcool é regulamentada por Lei, e recentementefoi estabelecido um novo padrão que é de 18 a 24% em volume. Se por um lado existem vantagens, existem as desvantagens também, como maior propensão à corrosão e necessidade de manutenções do carro maisfreqüentes.

Antes do Experimento:
01. É comum em postos de gasolina a venda de gasolina adulterada. Um tipo de adulteração consiste em adicionar álcool na gasolina acima da porcentagem permitidapor lei. Qual é a vantagem para os donos de postos em adulterar a gasolina? Qual é a desvantagem para o cliente?
02. Um dos motivos de acrescentar álcool a gasolina é aumentar a eficiência docombustível, além de diminuir o lançamento de gases tóxicos na atmosfera. A água poderia ser usada no lugar do álcool? Justifique sua resposta, considerando dois aspectos: i – a água e a gasolina sãosolúveis, uma na outra? ii – a água contribui para a queima da gasolina?

Na primeira pergunta avalia-se, se os alunos sabem a razão pela qual os donos de postos adulteravam a gasolina e qual era oprejuízo tomado pelos clientes. A segunda pergunta pretende apurar o conhecimento dos alunos sobre o fenômeno da solubilidade.
Discussão

01. O álcool é uma substância solúvel tanto na gasolina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • CIENCIAS
  • ciencias
  • ciencias
  • Ciencias
  • Ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!