Ciências e tecnologia

Páginas: 11 (2549 palavras) Publicado: 11 de maio de 2013
Trabalho elaborado para a disciplina de Físico-Química

Relatório Da Determinação Laboral Da Densidade Do Etanol E Do Alumínio Através De Um Picnómetro

Introdução
* Objectivos:
Um dos objectivos experimentais deste ensaio foi a determinação da densidade relativa de um líquido (etanol) e de um sólido (alumínio) através do uso de um picnómetro. Também foi solicitada a determinação dapureza dessas duas substâncias através da comparação do valor experimental obtido com valores tabelados.
* Fundamentos Teóricos:
Esta experiência contestou o conceito de densidade, de forma a compreender que esta está relacionada com a estrutura do material, aumentando ou diminuindo com a compactação dos seus fragmentos.
Ou seja, a densidade depende da massa e do volume do corpo a umadeterminada temperatura. Esta pode ser obtida pela expressão: ρ= mV, em que ρ representa a densidade, m caracteriza a massa e V figura o volume ocupado por essa substância.
Figura 1 – Demonstração do empacotamento da água no estado sólido.
Concluindo, um material é mais denso quando se encontra no estado sólido do que quando está no estado líquido (excluindo a água, pois o gelo tem uma menor densidadedo que a água no estado líquido, visto que se encontram minúsculos espaços vazios entre os átomos hidrogénio e oxigénio ligados quimicamente entre si, tal como mostra a figura 1).

Esta grandeza física adquire o quilograma por metro cúbico (kg/m3) como unidade do Sistema Internacional, apesar de ser também usado o grama por centímetro cúbico (g/cm3) no dia-a-dia, por uma questão de serem maissimples os cálculos.
Claro que, para podermos saber se uma certa substância é realmente pura, é necessária a verificação do valor da densidade obtida com o valor tabulado da mesma. Desta forma, se o valor obtido for igual ao valor tabulado, estamos na presença de uma substância pura; caso contrário a substância não é pura mas sim alterada.
Também para podermos identificar essa mesma substância,é necessário recorrer a uma propriedade física específica que é dada pela razão da densidade dessa substância com a densidade de uma outra substância chamada de substância padrão. Ou seja, este cálculo pode ser adquirido pela expressão matemática: d=ρρ° e esta é denominada de densidade relativa (d). Se ρ e ρ° apresentam-se com as mesmas unidades (kg/m3 ou g/cm3), então d não terá unidades, dizemospor isso que é uma grandeza adimensional.
Regularmente nos líquidos e nos sólidos é usado como padrão a água a uma temperatura de 4ºC e a uma pressão de 1 atmosfera, tendo a densidade igual a 1g/cm3. Assimila-se assim que, quando usada a água como padrão, a densidade relativa de uma substância é idêntica à densidade da mesma.
Para determinarmos a densidade e a densidade relativa de sólidos e delíquidos é importante utilizar algumas técnicas como o por exemplo o uso de:
* Figura 3 – o segundo passo é determinar o volume do sólido pela subtracção do volume final pelo volume inicial.
Uma balança e de uma proveta – em que é usado apenas para sólidos irregulares através da determinação da sua massa e do seu volume (que pode ser medido pelo método de deslocamento, em que se enche umaproveta com um determinado volume de água e em seguida mergulhamos o sólido completamente de forma a obtermos o valor do volume total; daí concluímos que o volume do sólido é igual à diferença do volume total com o volume da água) e consecutivamente fazemos o cálculo da densidade.
Figura 2 – o primeiro passo é determinar a massa do sólido com uma forma irregular.

* Um picnómetro – em que éusado um picnómetro de sólidos para substâncias no estado sólido e um picnómetro de líquidos nas substâncias no estado líquido com grande precisão. A única dificuldade a ter neste processo é que para obtermos um valor correcto é necessária a inexistência de bolhas de ar dentro do instrumento de medição. Para isso é necessária a deposição do líquido lentamente nas bordas do picnómetro e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia e tecnologia
  • ciencias e tecnologia
  • Ciências e Tecnologias
  • Ciência e Tecnologia
  • ciência e tecnologia
  • A ciência e a nossa tecnologia
  • Ciencia e tecnologia
  • Ciencia e tecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!