Ciências sociais

Páginas: 2 (339 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
KOCH, Ingedore Villaça, ELIAS, Vanda Maria, Ler e compreender: os sentidos do texto, Capítulo 04 texto e intertextualidade, Capítulo 05: Gêneros textuais, Capítulo 06: Referenciação e progressãoreferencial.
Esta obra de Ingedore Villaça Koch, uma das mais importantes lingüistas brasileira, traz de forma ordenada métodos de leitura e compreensão textual, no capítulo 4 Texto e intertextualidadeela aborda o processo de escrita na construção de texto através da utilização de outros textos, ou seja com a intertextualidade, onde podemos criar textos tendo como base uma obra já elaborada, umapessoa que adotou este recurso lingüístico com enorme criatividade foi o músico Renato Russo que em sua música Monte Castelo utilizou algumas obras criadas anteriormente, como “ o amor é um domsupremo” Coríntios l, Cap. 13 e o soneto de Luiz Vaz de Camões em “ Amor é fogo que arde sem se ver”. Esta música apresenta a intertextualidade implícita e explícita, implícita uma vez que ele molda fragmentosda carta escrita pelo apóstolo Paulo e explícita nos trechos onde ele faz recortes das duas obras em questão. O próprio nome da música é uma intertextualidade que faz alusão a guerra de MonteCastelo na Itália. Estes recursos lingüísticos são amplamente usados pelas empresas de publicidade e propaganda, companhias teatrais etc.
No Capítulo seguinte a autora fala da utilização de gênerostextuais que segundo o texto Koch defende a idéia a qual os indivíduos desenvolveram uma competência metagenérica que lhes possibilita interagir de forma conveniente na medida em que se envolvem nas diversaspráticas sociais. Para se fazer uma boa leitura de um texto ou até mesmo construí-lo devemos levar em consideração a forma como ele está sendo escrito, sua estrutura e em que situação ele está sendousado, segundo as autoras todos os enunciados são compostos por uma forma padrão e estáveis a estrutura de um todo, isto é temos um grande repertório de gêneros tantos orais quantos escritos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciência sociais
  • Ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!