ciências sociais

Páginas: 6 (1339 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
O homem é um ser social por natureza, pois só vivendo em sociedade que se torna humano. Do contrário em quase nada difere dos outros animais, é o que conhecemos como "homo ferus". Poucos são os casos como esses. 
O homem já nasce como membro de um grupo social, a família. À medida que vai vivendo, passa a pertencer a outros, como: Grupo deamizade, de vizinhança, escola, igreja, grupos profissionais, expandindo assim seu mundo individual. Na verdade a vida social, em grupos e em sociedade, é condição de sobrevivência da espécie humana. 
Vivendo em sociedade, o homem que ao nascer possui apenas a natureza biopsíquica, adquire a natureza social, formando e desenvolvendo sua personalidade. Além disso, o homem cria cultura e, atravésdesta satisfaz suas necessidades e adapta-se ao meio ou adapta o meio a si, modificando-o. Vivendo em sociedade por sua própria natureza, o homem está em permanente interação com seu semelhante, estabelecendo relações sociais, adquirindo consciência grupal, criando cultura Tudo isso resulta da convivência social, caracterizada por interações mentais e conscientes entre os indivíduos. 
O homem nascee se desenvolve em sociedade e conforme evolui tem seu caráter em grande parte moldado pela influência da sociedade, de acordo com o grande filósofo suíço Jean-Jacques Rousse (1762) –“O homem nasce bom e a sociedade o corrompe"-, no entanto, é inegável que diversos homens tiveram um grande papel na sociedade, ajudando a transformá-la, contudo este mesmo homem que ajudou a transformá-la tambémsofreu influência da sociedade, desta forma se conclui que acima de tudo, a sociedade faz o homem.
Qual o papel do individuo na sociedade?
O ser humano é um ser social, isto é ele tem necessidade de viver em grupo. O grupo por sua vez terá entre seus integrantes características culturais comuns, como idioma, medo de se vestir, religião, entre outros aspectos culturais. O grupo e a sociedade e osseus integrantes são os indivíduos. A sociedade é formada por indivíduos, estes por sua vez tiveram seu caráter, sua cultura e sua personalidade moldada pela sociedade. Este é o papel da sociedade, moldar o individuo.A sociedade de um individuo e subdividida em grupos sociais, dente eles os principais são: a família, a igreja e a escola. A família é o principal grupo social, é ela que vaiser a base da formação do individuo. Por exemplo, quando um casal vem ter um filho, é papel dos pais da criança ensiná-la o certo e o errado, o bom e o ruim, etc. Mais também os pais dessas crianças servirão como modelo é a maneira com os pais da criança servirão como modelo é a maneira como os pais da criança se relacionam e como se relacionar com ela, que definirá a personalidade da criança.Após essa primeira moldagem do individuo pela família vem o papel da igreja, se os familiares desse individuo forem adapto a alguma religião, que serão ensinamento de como se relacionar com Deus e com os demais indivíduos da sociedade. Já a escola prepara o individuo para o mundo, tornando-oconsciente de seus direitos e deveres. A escola também ensinara a esse individuo conhecimentos práticos, que dependendo do aproveitamento desses conhecimentos pelo individuo, poderá torná-lo em um profissional de papel fundamental para sociedade. Portanto após todo esse contato com esses grupos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciência sociais
  • Ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!