Ciências sociais

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 13 de abril de 2012
Introdução

A Sociologia nasce e desenvolve-se com o Mundo Moderno. Reflete as suas principais épocas e transformações. Em certos casos, parece apenas a sua crônica, mas em outros desvenda alguns dos seus dilemas fundamentais. Volta-se principalmente sobre o presente, procurando reminiscências do passado, anunciando ilusões do futuro. Os impasses e as perspectivas desse Mundo tanto percorrem aSociologia como ela percorre o mundo. Se nos debruçamos sobre os temas clássicos da Sociologia, bem como sobre as suas contribuições teóricas, logo nos deparamos com as mais diversas expressões desse Mundo. Sobre diversos aspectos, ela nasce e desenvolve-se com ele. Mais do que isso, o Mundo Moderno depende da Sociologia para ser explicado, para compreender-se. Talvez se possa dizer que sem elaesse mundo seria mais confuso. A Sociologia não nasce do nada, surge em um dado momento da história do Mundo Moderno. Mais precisamente, em meados do século XIX, quando ele está em franco desenvolvimento, realizando-se. Essa é uma época em que já se revelam mais abertamente as forças sociais, as configurações de vida, as originalidades e os impasses da sociedade civil, urbano, industrial, burguesaou capitalista. Os personagens mais característicos estão ganhando seus perfis, grupos, classes, movimentos sociais e partidos políticos; burgueses, operários, camponeses, intelectuais, artistas e políticos, mercadoria, capital, tecnologia, força de trabalho, lucro, acumulação de capital e mais-valia; sociedade, estado enação; divisão internacional do trabalho e colonialismo; revolução econtrarrevolução. Um dos seus principais símbolos, o capital, parece estabelecer os limites e as sombras que demarcam as relações e as distâncias entre o presente e o passado, a superstição e a ilustração, o trabalho e a preguiça, a nação e a província, a tradição e a modernidade. Em suas conotações sociais, políticas e culturais, além das econômicas, o capital parece exercer uma espécie de missãocivilizatória, em cada país e continente, no mundo. É claro que se podem reconhecer antecedentes ou prenúncios da Sociologia em ideais, filosofias e correntes de pensamento de outras épocas. São comuns as referências a Montesquieu, Vico e Rousseau, entre outros. Mas cabe lembrar que esses e outros precursores foram “inventados” pelos fundadores da Sociologia, como: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Osquadros intelectuais e a problemática social desta, quando estabelecidos, tornam possível descobrir, localizar, criar ou recriar precursores. E isto é tanto mais fácil quando se constata que os antecessores realmente estavam buscando compreender as manifestações iniciais, menos desenvolvidas, mas já assinaladas, do Mundo Moderno.

Emile Durkheim.
Emile Durkheim foi um sociólogo nascido naFrança em 15 de Abril de 1958 na cidade de Épinal, Vosges.  Era filho de judeus e optou por não seguir o caminho do rabinato, como era de costume na sua família. Estudou na Ecole Normale Superieure de Paris. Tendo se interessado por filosofia lecionou em várias escolas da França. Entretanto sua paixão foi á sociologia e a esta dedicou sua vida e sua obra. Considerado o fundador da sociologia, sedimentousuas pesquisas com uma pergunta:” Porquê e como os indivíduos são integrados na sociedade?”

Desenvolvimento.

Émile Durkheim e o pensamento positivista.
Na adolescência, o jovem David Émile presenciou uma série de acontecimentos que marcaram decisivamente todos os franceses em geral e a ele próprio em particular. A der­rota de Sedan; a capitulação diante das tropas alemãs; a insurreição daComuna de Paris; a proclamação da que ficou conhecida como III República, com a formação do governo provisório de Thiers até a votação da Constituição de 1875 e a eleição do seu primeiro presidente (Mac-Mahon). No entretempo, Durkheim assistiu e participou de acontecimentos marcantes e que se refletem diretamente nas suas obras, ou pelo menos nas suas aulas.
Émile Durkheim, se considerava o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciência sociais
  • Ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!