Ciências sociais

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
Desigualdade De Género - Presentation Transcript
1. O conceito de gênero
Gênero não se refere exatamente aos homens e mulheres mas a relações entre os dois sexos.
Se fatores biológicos produzem ou não diferenças no cérebro ou no corpo de mulheres e homens, o meio social age fortemente nos dois sexos. O gênero refere-se a essa ação e às relações que ela gera entre homens e mulheres, e nãopropriamente, à identidade associada ao sexo masculino ou feminino. Esse conceito chama a atenção para os processos culturais, sociais, políticos e morais que atribuem valores a essas ralações, freqüentemente designando mulheres a uma posição subalterna.
2. Desigualdade de Gênero
Introdução: Gênero & Diferenças
Nos últimos 100 anos assuntos relativos a gênero, periodicamente dominam ostítulos dos jornais. Recentemente, por exemplo, o Presidente da prestigiosa Harvard University fez alguns comentários sobre as mulheres terem, de nascença, menos capacidades como cientistas. A autoridade que acompanha este posto, e o caráter público desse comentário, fez com que gênero voltasse a ocupar um lugar de destaque em várias discussões nos media. De repente, estávamos mais uma vez as voltascom questões básicas que marcaram as lutas feministas do começo do século XX, para reconhecimento da igualdade entre mulheres e homens.
3. Desigualdade de Gênero
Durante todos esses anos, marcados por muitos ganhos a favor da igualdade entre os gêneros, muito se investigou, questionou ou qualificou. Mas não existe nenhuma evidência final que prove a existência da capacidade científica ou dequalquer outra capacidade inteiramente genética.
Pode-se concluir que tanto os homens como as mulheres podem ser portadores dos relevantes genes. Portanto, como era de se esperar, algumas pessoas continuam a formular perguntas:
4. Desigualdade de Gênero

* Existem diferenças?
* Se existem, será que refletem atitudes ou interesses?
* Ou será que as diferenças refletemos diferentes processos de socialização e expectativas?
* É possível determinar reações, comportamentos ou funcionamento baseado no sexo da pessoa?
Enquanto essa discussão continua, uma coisa é absolutamente certa: mesmo que existissem provas concretas e definitivas de que os sexos são claramente diferentes, continuaria a ser necessário evidenciar que isso é distinto dos valores sociais,políticos e morais associados a essas diferenças.
5. Desigualdade de Gênero
Várias diferenças de classe social, raça, etnia, geografia, identidade sexual, geração e habilidade, entre outras, em interação com gênero constituem e são também reproduzidas em relações sociais determinando injustiças e exclusões. Em resumo, o enfoque de gênero requer o exame de fatores estruturais na sociedade –isto é, as regras e práticas dentro de casa e com a família, no trabalho, na comunidade, no estado e na sociedade em geral - que mantêm uma posição desigual entre grupos diferentes de homens e mulheres.
6. Desigualdade de Gênero
Seja qual for a situação, a igualdade de tratamento tem que estar de acordo com as respectivas necessidades de homens e mulheres.
Isso pode significar um tratamentodiferente, mais adequado, mas no que se refere aos direitos, benefícios, obrigações e oportunidades a igualdade prevalece.
7. Desigualdade de Gênero
8. A discriminação não afeta só a população portuguesa, e não podemos deixar de fora outras faces da realidade igualmente assentes em discriminações de gênero como sejam, entre outras:

* a mutilação genital feminina,
* otráfico de mulheres,
* a violação, a prostituição forçada
* o casamento forçado
O que os leva a afirmar que em matéria de direitos humanos, os direitos das mulheres têm ainda velhos e novos desafios por conquistar.
Desigualdade de Gênero
9. Fim da discriminação de gênero é a chave para o desenvolvimento
O Fundo de População das Nações Unidas (UNPFA) defende a igualdade entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciência sociais
  • Ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!